MOPC prepara licitação para o Gran Hospital del Norte no primeiro trimestre
Assunção, Agência IP.- A Ministra de Obras Públicas, Claudia Centurión, recebeu o governador de San Pedro, Fredy D’Eclessis, e autoridades departamentais para analisar os detalhes do próximo concurso para a construção de um hospital especializado na cidade de Santaní.
“O nosso compromisso é publicar o concurso neste primeiro trimestre de 2025. Esperamos que as obras do Gran Hospital de Santaní comecem este ano e que o processo de preparação das especificações tanto para o Projeto e Construção, como para a Fiscalização, seja concluído. forma já avançada de poder receber ofertas do sector privado assim que as chamadas forem lançadas”, afirmou o ministro.
O hospital será financiado com empréstimo de até US$ 60 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), já aprovado pelo Congresso e pelo Poder Executivo. Prestará assistência médica a cerca de 90 mil pessoas na região Norte do país.
Terá 189 leitos: 150 para internações, 7 para ginecologia e obstetrícia e 32 para terapia intensiva; 41 postos de atendimento ambulatorial, serviço de hemodiálise, Hospital Dia para tratamentos oncológicos, quatro salas cirúrgicas, usina geradora de oxigênio, estação de tratamento de efluentes, heliporto e outras instalações.
Além do hospital de Santaní, o Governo prevê dois novos hospitais em Concepción e Curuguaty, que serão financiados pela Itaipu Binacional e atenderão as regiões norte e leste do país. A licitação para a concepção do projeto de ambos os centros médicos está em andamento.