Paraguai

Relatam quase 70 reclamações por falta de pagamento de bônus nos primeiros dias de janeiro

Assunção, Agência IP.- O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (Mtess) informou que, nos primeiros dias de janeiro, foram registadas um total de 68 reclamações relacionadas com o incumprimento do pagamento do prémio correspondente ao ano de 2024.

Estes dados reflectem a necessidade de continuar a reforçar os mecanismos de controlo e apoio para garantir o cumprimento dos direitos laborais, destaca o Mtess.

Do total de reclamações, 95,6% (65 reclamações) foram nominais, enquanto 4,4% (3 reclamações) foram anónimas.

Em relação ao género, 72% dos reclamantes são homens e 28% mulheres. A maioria dos reclamantes (51%) tem entre 30 e 45 anos, seguida pela faixa etária de 18 a 29 anos (32%).

Por localização geográfica, o interior do país lidera com 51,4%, seguido por Assunção e Central com 48,6% das reclamações.

Em relação à forma de denúncia, 77,9% das denúncias foram feitas pessoalmente, 20,6% por meio de plataformas online e o restante por outros canais como nossa linha WhatsApp habilitada para denúncias.

O Ministério do Trabalho reafirma o seu compromisso com a garantia dos direitos dos trabalhadores e insta as empresas a cumprirem as suas obrigações legais.

Os trabalhadores podem apresentar as suas reclamações ou solicitar aconselhamento laboral através dos seguintes canais:
  • Presencial: Sede Central do MTESS e Direções Regionais do Trabalho.
  • Online: Site www.mtess.gov.py (Serviços – Reclamações na Web).
  • Telefone: 021 729 0100.
  • WhatsApp: 0993 308 100 (somente mensagens).

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo