Paraguai

Quase 4 mil professores acessam o Banco de Dados de Educadores Elegíveis na terceira prova

Assunção, Agência IP.- Foram aprovados 3.898 professores dos 10.252 avaliados pelo Ministério da Educação e Ciências, no terceiro dia de provas realizadas nesta quarta-feira, 23 de outubro, nos departamentos de Concepción, San Pedro, Amambay e Canindeyú.

O BDEE a ser formado nesta chamada e que terá vigência de três anos, tem quarta avaliação marcada para a próxima quarta-feira, 6 de novembro do corrente ano, nos departamentos de Paraguarí, Cordilheira, Guairá e Caaguazú.

O MEC informa que a partir de janeiro de 2025, o trabalho dos melhores professores do Ensino Básico dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Secundário e do Ensino Inicial estará disponível nas salas de aula de instituições de ensino de gestão oficial e privadas subsidiadas, através do Concurso Público -Nível 1 para formação do Banco de Dados de Educadores Elegíveis (BDEE).

Os exames elaborados pela pasta pedagógica deste edital nº 8/2024 foram trabalhados, pactuados e aprovados em um processo em que participaram sindicatos docentes, supervisões, diretorias, diretorias departamentais e técnicos do MEC central, com o controle cruzado de cartório de ofício para evitar vazamento de temas que são enviados às respectivas regiões somente no dia da avaliação.

Participam 56.199 aspirantes a professores nos 17 departamentos e em Assunção,

De referir que o processo de avaliação é composto por duas etapas, onde as percentagens estabelecidas indicam que a certificação documental que considera a formação, o mérito e a experiência de cada educador, terá um valor de 30% do total de pontos; enquanto a parte escrita corresponde a 70%.

Na primeira prova realizada em Central, Presidente Hayes, Boquerón e Alto Paraguai, participaram 12.028 educadores, dos quais 6.013 conseguiram passar; enquanto na segunda, realizada em Caazapá, Itapúa, Misiones, Alto Paraná e Ñeembucú, dos 15 mil concorrentes, 5.621 conseguiram acessar o Banco de Dados, informa a pasta educacional.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo