Afd e o fundo de garantias dobram seu impacto nas microempresas durante o primeiro período de quatro meses

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- A Agência de Desenvolvimento Financeiro (AFD) e o Fundo de Garantia do Paraguai (Fogapy) registraram um resultado histórico durante o primeiro período de quatro meses de 2025, canalizando um total de US $ 58 milhões que beneficiaram 3.585 MPMES.
Este número representa um crescimento de 131% no número de empresas beneficiadas do mesmo período do ano anterior, dobrando assim o escopo alcançado em 2024.
Do total, a AFD aprovou US $ 13,7 milhões em créditos para mais de 1.220 empresas, cobrindo setores como comércio, serviços, indústria, construção, agricultura e agronegócio.
Ao mesmo tempo, a nevopia facilitou o acesso ao crédito a mais de 2.300 empresas por meio de esquemas de garantia de US $ 44,8 milhões, muitos dos quais não tinham ativos suficientes para apoiar seus pedidos.
Esse apoio permitiu a geração e/ou manutenção de mais de 14.000 empregos, com um impacto transversal em todos os setores econômicos do país. Do total de MPMEs beneficiados, 46% corresponde a pequenas empresas, 32% para microempresas e 22% para empresas de tamanho médio.
Apoio abrangente para o desenvolvimento de MPMEs
As MPMEs constituem mais de 75% da força de trabalho nacional e são essenciais para a competitividade, a inclusão econômica e a estabilidade social do Paraguai. No entanto, eles enfrentam barreiras persistentes, como acesso ao financiamento e falta de garantias que mitigam o risco de entidades financeiras.
Nesse contexto, o AFD fortaleceu seu papel criando linhas de crédito adaptadas às necessidades do setor, além de garantir produtos por meio de neblina. O fundo de garantia para as MPME (Fogami) e o Fundo de Garantia das Mulheres (FOGAMU), instrumentos projetados para expandir oportunidades de financiamento.
Durante o ano passado, a AFD articulou alianças estratégicas com guildas e entidades do sistema financeiro, promovendo treinamento, espaços de diálogo e dias regionais para trazer sua oferta financeira a empreendedores e empreendedores de todo o país. Além disso, redesenhou seus produtos para responder às demandas dos setores produtivos e desafios territoriais, consolidando -se como um ator -chave na expansão do crédito produtivo e na construção de um sistema financeiro mais inclusivo e eficiente.