O sistema tributário do Paraguai é o mais bem pontuado no índice de competitividade e neutralidade

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O Paraguai se dirige pela segunda vez o índice de imposto integral na América Latina preparado pelo “Adam Smith Center for Economic Freedom”, da Universidade Internacional da Flórida. O índice avalia os regimes tributários quanto à sua competitividade e neutralidade.
O centro de estudo avalia como os sistemas tributários da região favorecem os investimentos e minimizam as distorções econômicas. As solicitações fiscais para empresas de negócios, impostos de consumo, imóveis e impostos internacionais são medidos e pontuados.
Paraguai marcou 68,11 no ÍNDICE FINAL DO ANO 2024 Com um resultado melhor nas seções tributárias para empresas de negócios, onde destaca -se que o menor imposto de renda dos negócios na América Latina está disponível e nos impostos dos consumidores, onde a neutralidade é destacada, sem limiares ou complexidades de isenção em sua aplicação.
Apenas quatro países excederam 60 pontos na escala do Adam Smith Center: Paraguai, Panamá, Costa Rica e El Salvador. O Paraguai repetiu o primeiro local do relatório preparado em 2021.
Em relação às áreas de melhoria, o relatório indica que a atração de investimentos pode ser aumentada com mais acordos com os países para evitar a imposição de impostos duplos, além de melhorias nos impostos imobiliários, que são aplicados tanto no valor da propriedade quanto pela localização do mesmo, que desencorajam o acúmulo de capital.