Paraguai

Números recordes de investimento e criação de empregos foram alcançados em 2024 sob a lei 60/90

Assunção, Agência IP.- Em 2024, o total de investimentos ao abrigo da lei 60/90 atingiu o valor de 411 milhões de dólares, 28% mais do que o alcançado em 2023. Além disso, a mão-de-obra ocupada atingiu 5.986 postos de trabalho, um valor histórico alcançado por este regime em 20 anos. .

Segundo o relatório do Vice-Ministério da Indústria, passados ​​10 anos a barreira dos 160 projectos de investimento aprovados ao abrigo da Lei 60/90 foi mais uma vez ultrapassada, atingindo assim um pico histórico neste último ano.

Da mesma forma, também foram alcançados números históricos no montante de investimentos, já que ao final de dezembro foram somados mais 28% aos investimentos projetados no mesmo período do ano passado, quando eram de US$ 321 milhões, atingindo um total de US$ 411 milhões neste ano. 2024.

Enquanto só no mês de Dezembro foram aprovados 12 projectos de investimento, no valor de 34 milhões de dólares, o que demonstra o bom dinamismo deste incentivo económico para o desembarque de novos investimentos no território nacional.

Relativamente à origem dos investimentos projectados, o documento indica que cerca de 261 milhões de dólares são de origem nacional, o que registou um aumento de 24% face ao mesmo período do ano anterior. Enquanto o investimento estrangeiro foi de 150 milhões de dólares, 35% a mais que em 2024.

Mão de obra empregada

Outro número recorde alcançado pelo regime em 2024 foi o número de empregos vinculados aos investimentos projetados, que totalizaram 5.986 empregos, representando um aumento de 142% em relação ao mesmo período do ano anterior.

83% dos empregos projetados acumulados estão concentrados nas áreas de produtos alimentícios e plásticos; produtos químicos e farmacêuticos; vestuário e têxteis; e produção de grãos.

Setores de investimento

Relativamente à área de investimentos projectados no âmbito da Lei 60/90, o relatório destaca que 86% destes estão concentrados sobretudo no sector secundário; seguido do terciário, com 12%, e do primário, com 2%.

Além disso, 84% dos projetos aprovados pelo regime estão concentrados nos departamentos Central, Alto Paraná, Canindeyú, Capital e Paraguarí.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo