MEC fiscaliza melhorias para instalações escolares seguras e confortáveis durante o ano letivo de 2025
Assunção, Agência IP.- Para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra em instituições de ensino seguras e confortáveis para alunos e professores durante todo o ano letivo de 2025, o Ministério da Educação e Ciências (MEC) acompanha as tarefas de reparação, manutenção e adaptação da infraestrutura escolar em diferentes regiões do país.
Ontem, sexta-feira, o vice-ministro da Educação Básica, David Velázquez Seiferheld, visitou as obras que estão sendo realizadas em diversas escolas localizadas em Assunção.
Entre eles o nº 343 “Manuel Ortíz Guerrero”, no bairro Vista Alegre, e o nº 1.909 “Fray Bartolomé de las Casas”, onde também funcionam a Escola Nacional “Puerto Botánico” e o Centro nº 90 “Sagrada Família”,. em Puerto Botánico, que se concretizam através do Fundo Gratuito concedido pelo Governo, gerido pela pasta educativa, e que beneficia um total de 38 estabelecimentos escolares.
As benfeitorias incluem melhoria integral de instalações elétricas, reparação de telhados, reparação de sanitários, reforma de fachadas de escolas e colégios, pintura de salas de aula e demais salas, entre outras obras que estão em pleno desenvolvimento.
“O que procuramos é que comecemos o ano nas melhores condições possíveis, no maior número de escolas e colégios possíveis em todo o país. Só com verbas e capitais livres, estamos a falar de 38 instituições de ensino intervencionadas, muitas das quais já se encontram na fase final”, destacou o vice-ministro do Ensino Básico.
Da mesma forma, mencionou que está previsto contar com recursos do Projeto Tecendo Apoios à Excelência Educacional (TAPE), que será viabilizado através de um empréstimo de 125.300.000 dólares a ser concedido pelo Banco Mundial (BM), que contempla intervir de forma abrangente 316 escolas emblemáticas, referências em cada uma das províncias, que ficarão a cargo do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC); a conversão dos Institutos de Formação de Professores (IFD) em Centros Experimentais de Formação Especializada de Professores (CEFED); enquanto o MEC terá 8 milhões de dólares para seus equipamentos.
Soma-se a tudo isso que, com recursos do Fundo de Excelência em Educação e Pesquisa (FEEI), estão sendo realizados pequenos reparos em 1.000 instalações escolares em diferentes pontos do país.
“Os recursos do Projeto TAPE serão investidos na melhoria da infraestrutura de grandes instituições de ensino e outras mais territoriais. Vamos trabalhar em conjunto com o MOPC, diretamente com a direção escolar e a empresa contratante”, afirmou o vice-ministro David Velázquez Seiferheld.
O início das aulas está previsto para a próxima segunda-feira, dia 24 de fevereiro.