Proposta inovadora do INS em Comunicação Estratégica em Saúde
Assunção, Agência IP.- O Instituto Nacional de Saúde -INS, órgão de ensino superior do Ministério da Saúde Pública e Assistência Social, lança a técnica de Comunicação Estratégica com ênfase em Saúde. Este curso tem como objetivo formar comunicadores técnicos com conhecimentos específicos na área da saúde. Estará em modo combinado a partir da última semana de outubro de 2024.
As inscrições estão abertas e os requisitos são: possuir duas fotografias tipo passaporte; duas fotocópias do bilhete de identidade autenticado por notário; certidão de nascimento original ou digital; certificado de ensino médio referendado pelo MEC, original ou digital; uma cópia do certificado de credenciamento do ensino médio autenticado por notário e um resumo do currículo padronizado atualizado do INS. O período de inscrição para esta primeira coorte é de 3 a 18 de outubro. O título atribuído é de Técnico Superior em Comunicação Estratégica em Saúde e a carga horária é de 2.100 horas letivas. As mensalidades e taxas são Gs. 250.000. O contacto institucional para mais informações é tecnicatura.comunica@gmail.com. O Instituto Nacional de Saúde tem sede na Avda. Santísima Trinidad e Pasaje Francia, Assunção, Paraguai.
O Instituto Nacional de Saúde tem uma longa história que começou em 1958 e evoluiu para se tornar hoje um centro de ensino especializado com professores com sólida formação académica e experiência profissional.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), no seu documento “Quadro Estratégico da OMS para Comunicações Eficazes”, reconhece que uma comunicação eficaz, integrada e coordenada é essencial para cumprir o objectivo da OMS de construir um futuro melhor e mais saudável para as pessoas em todo o mundo.
A comunicação em saúde poderia ser definida como a arte e as técnicas para informar, influenciar e motivar o público sobre questões de saúde relevantes a partir de uma perspectiva individual, comunitária e institucional e abrangeria a prevenção de doenças, as políticas de saúde e a melhoria da qualidade de vida das pessoas e. comunidades.