Paraguai

Lideranças indígenas comemoram a chegada do programa “Fome Zero” às escolas locais

Assunção, Agência IP.- A comunidade indígena Sawhoyamaxa, no coração do Chaco, viveu um dia de festa ao receber com entusiasmo o programa de alimentação escolar “Fome Zero”. Os meninos e meninas da Escola Básica nº 6250, na Aldeia Central desta comunidade, desfrutaram pela primeira vez da merenda escolar, um importante avanço no combate à desnutrição e ao absentismo escolar.

«Fome Zero! Meninos e meninas que frequentam a escola recebem a merenda escolar com alegria”, disse o vice-presidente da República, Pedro Alliana, ao compartilhar nas redes sociais imagens que mostraram a emoção dos pequenos beneficiários. Lideranças indígenas, como Eriberto Ayala, professor e líder comunitário, também compartilharam sua satisfação: “É a maior felicidade ver as crianças aproveitando esse programa na própria escola, uma pequena história que compartilhamos com orgulho”.

Esta conquista faz parte do esforço do governo paraguaio, que desde agosto implementou o “Fome Zero” nas escolas, abrangendo 90 bairros em sua primeira etapa e beneficiando mais de 450 mil meninos e meninas em 2.600 escolas. O programa, promovido pelo Presidente Santiago Peña, visa erradicar a desnutrição infantil e promover a frequência escolar através do trabalho colaborativo entre instituições do Estado.

Além de melhorar a qualidade de vida dos estudantes, o programa dinamiza a economia local ao integrar os agricultores familiares no fornecimento de alimentos. Conforme anunciado, até Fevereiro do próximo ano, o programa irá alargar a sua cobertura aos restantes 173 distritos, atingindo assim 100% das escolas do país, numa acção liderada pelas províncias.

O programa “Fome Zero” marca um marco na história do país, levando esperança e saúde a milhares de meninos e meninas que hoje contam com uma alimentação adequada para o seu desenvolvimento integral.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo