Botafogo após vencer a Libertadores consegue a última vaga sul-americana no Mundial de Clubes
Buenos Aires.-O Botafogo derrotou o Atlético Mineiro por 3 a 1 e sagrou-se campeão da Copa Libertadores de 2024, primeiro título de sua história no mais importante torneio de clubes organizado pela Conmebol; Além disso, embolsou um suculento prêmio de 23 milhões de dólares e, como se não bastasse, se classificou para o Mundial de Clubes de 2025, que será disputado entre junho e julho do próximo ano nos Estados Unidos.
Em março, a Conmebol anunciou um aumento significativo na premiação dos participantes da Libertadores 2024, que terminou neste sábado, em Buenos Aires. O “Fogão” embolsou cinco milhões a mais do que o valor obtido pelo Fluminense (US$ 18 milhões) ao vencer o Boca Juniors na final de 2023.
Os 23 milhões correspondem apenas à obtenção do título, já que o valor total chega a 31.340.000 dólares. Antes de chegar à fase de grupos, derrotou o Aurora e o brasileiro Bragantino, nas fases 2 e 3 das eliminatórias, respectivamente.
O Botafogo também se tornou o último das eliminatórias para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, que será disputada no ano que vem nos Estados Unidos, recebendo os 32 melhores times dos últimos quatro anos. A FIFA abriu duas formas de classificação para esta nova Copa do Mundo: a primeira, para os campeões continentais; e a segunda, baseada em uma classificação para cada confederação.
O Botafogo, estreante campeão da 65ª edição da Copa Libertadores, viajará para o Mundial de Clubes da FIFA como campeão sul-americano. Com o título, ingressou em Boca Juniors, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e River Plate como representantes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
O torneio começará em 15 de junho de 2025 no Hard Rock Stadium em Miami, e a final será disputada no MetLife Stadium em Nova York/Nova Jersey em 13 de julho.360 Vision.