Paraguai

A maioria dos casos atendidos durante o Natal foi devido a acidentes de trânsito e fogos de artifício

Assunção, Agência IP.- Um total de 246 pacientes foram atendidos entre os dias 24 e 25 de dezembro no Hospital “Prof.” Doutor Manuel Giarni”, informou o diretor Juan Fernández Valdovinos. Desse valor, 61 atendimentos foram por acidentes de trânsito, dos quais 80% envolveram motocicletas e 38 casos de agressões, 8 deles por violência familiar, detalhou.

Isto foi destacado pelas autoridades médicas durante a conferência de imprensa realizada no hospital, com a participação do Vice-Ministro da Atenção Integral e da Assistência Social, Santiago García; o diretor do Hospital de Trauma, Juan Fernández Valdovinos; bem como o diretor médico do centro de saúde, Luis Carlos Báez; os chefes do Serviço de Cirurgia da Mão, Jesús Marín, e os chefes dos Serviços de Emergência, Juan Maldonado.

Mencionaram também que três pessoas foram atendidas por acidentes relacionados com fogos de artifício, incluindo dois menores.

Um dos casos mais críticos corresponde a um menino de 8 anos que vai ser operado na sexta-feira com células estaminais, com o objetivo de salvar os dedos afetados.

O hospital também registou quatro mortes neste período e neste momento as autoridades indicaram que o uso indevido de motos e a falta de capacetes continuam a ser um fator determinante nas lesões por acidentes de trânsito.

Apelo para evitar o uso de fogos de artifício e adotar medidas de segurança

Por outro lado, o vice-ministro da Saúde, Santiago García, apelou aos cidadãos para que evitem o uso de dispositivos pirotécnicos e adoptem medidas básicas de segurança rodoviária.

Nesse sentido, expressou que o uso do capacete salva vidas, mas é fundamental que esteja corretamente ajustado e que é fundamental que os motociclistas utilizem lanternas traseiras e marcadores, que são mais baratos do que comprar uma cerveja.

O Ministério da Saúde reitera a importância dos cuidados para o Ano Novo, enfatizando a prevenção de lesões graves que podem ser evitadas com medidas simples.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo