As novas viaturas destinadas a reforçar a segurança dos cidadãos já estão nas delegacias de Guairá e Caazapá
Assunção, Agência IP.- Os 20 barcos patrulha atribuídos a esses dois departamentos pelo Governo do Paraguai, do lote de 250 veículos equipados que foram adquiridos para reforçar a segurança cidadã, chegaram ontem terça-feira às delegacias de Guairá e Caazapá.
Num primeiro ato, 10 novas viaturas foram entregues às delegacias do departamento de Guairá.
A entrega ocorreu no governo departamental, com a presença do Ministro do Interior, Enrique Riera, do Governador César Sosa, do comandante da Polícia Nacional, Carlos Benítez, além de prefeitos e outras autoridades locais.
À tarde, outras 10 viaturas foram entregues nas delegacias do departamento de Caazapá.
Nesta quarta-feira continua a entrega de barcos patrulha em Itapúa e Ñeembucú; na quinta-feira em San Pedro e Concepción; na sexta-feira em Canindeyú e finalmente na segunda-feira, 7 de outubro, no departamento de Amambay.
“Este evento marca um passo significativo na luta contra a criminalidade, reafirmando a dedicação do governo em garantir a segurança e tranquilidade de todos os cidadãos”, afirmou o Ministro do Interior, Enrique Riera, na entrega das viaturas.
Afirmou que estes barcos-patrulha que estão a ser entregues fazem parte de um lote de 250, que constituem metade de outros 250 que serão trazidos antes do final do ano.
Sustentou que estas entregas fazem parte do plano de modernização e fortalecimento da Polícia Nacional, cuja primeira etapa foi a atualização da Lei 222 da Polícia Nacional, incorporando muitos benefícios sociais para a Polícia Nacional, como o pagamento de desenraizamento aos agentes a quem servem no interior do país.
Neste ponto destacou que aos uniformizados que servem há mais de seis meses, a lei permite-lhes ter recursos para deslocar as suas famílias e matricular os seus filhos na escola, bem como 100% de cobertura de saúde para ele e sua família. .
Destacou ainda que a lei estabelece outros benefícios para aposentadoria por periculosidade, para aquisição de uniformes e armas, que antes os agentes tinham que comprar pessoalmente.
Destacou que esta lei investe 100 milhões de dólares na Polícia Nacional; além de anunciar que em dezembro haverá 5 mil novos policiais nas ruas.