Tecnologia

PTI Innovation Week envolve os habitantes do Parque para falar de inovação

  

O evento durou pouco tempo, como uma boa ideia, que chega e, se ninguém fizer nada em relação a ela, passa. Mesmo assim foi muito interessante, uma vez que, ainda como as boas ideias, por ter sido implementada, gera diversos resultados positivos. Nesse caso, um dos melhores resultados é que todos os habitantes têm a possibilidade de entender melhor sobre as inovações realizadas no PTI. E além disso, a semana de inovação fomenta esse sentimento em todos os participantes. 

Inclusive, a semana de inovação surgiu a partir de mais uma ideia proposta por colaboradores. Ou seja, o PTI fomenta inovações para empresas diversas, startups, atendendo a missão de transformar a sociedade, e ainda incentiva a inovação dos próprios colaboradores, buscando um melhor ambiente de trabalho e, principalmente, transformando inovação em um ciclo auto sustentável. Uma das palestrantes, Jânia Nunes, da assessoria da diretoria de superintendência, afirma que “poder ensinar e aprender durante o PTI INNOVATION WEEK foi uma forma de reconhecer as expertises que temos aqui na Fundação”. Jânia também acredita que são esses momentos que fazem do PTI um ótimo lugar para trabalhar. 

Por dentro da PTI Innovation Week  

No dia 19, além das palestras sobre inovação, os participantes também puderam conhecer melhor as startups da Incubadora Santos Dumont, a incubadora do PTI. Outra atividade que ocorreu, nesse primeiro dia, foi a apresentação de projetos participantes de edições passadas do FIciencias. 

Dia 20, pela manhã, os participantes se dividiram em duas oficinas: uma, sobre o perfil das pessoas, relacionadas a análise comportamental e a outra, sobre comunicação colaborativa, com foco em soluções. De acordo com uma das organizadoras, Érica Liberati, da APG, a semana, esse ano, foi extensa e “permitiu ampliar nossa visão sobre a atuação do PTI e sentir, de perto, o impacto das ações do Parque na vida das pessoas da nossa região. (…) Outro ponto alto foi a participação dos nossos colaboradores ministrando workshops em temas tão relevantes para a cultura da inovação do PTI”.  

A exposição de tecnologias também foi muito importante para integrar os habitantes do Parque, já que tanto os colaboradores quanto os estudantes mostraram um pouco do trabalho e das pesquisas que realizam diariamente. Portanto, essa ação é mais uma forma de valorizar o capital humano existente aqui no PTI. E em relação a esse mesmo tema, o colaborador William Cândido, analista de tecnologia da TA.DT, ainda afirma que além dessa troca com os outros habitantes, foi bem legal sair um pouco da rotina, “pudemos apresentar algumas atividades que fazemos no Labmaker Iguaçu. Mesmo estando dentro do ecossistema do PTI, muita gente ainda não o conhece, por exemplo, alguns alunos e professores das universidades daqui do Parque”. 

Fechando com chave de ouro 

No último dia (21), além de mais uma palestra sobre inovação, os participantes do evento também participaram de um bate-papo com as startups incubadas aqui. Depois, novamente, os participantes se dividiram para participar de duas atividades. Uma delas foi o passeio pela Vila A Inteligente, para conhecer de perto as tecnologias implantadas pelo PTI, no primeiro e maior SandBox do Brasil. A outra opção foi uma oficina de capacitação para mentores de negócios, mais uma atualização profissional oferecida aos habitantes do PTI. 

Itaipu Parquetec

Itaipu Parquetec é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais.

Leia também

Botão Voltar ao topo