Curiosidades
Curiosidades sobre a Itaipu Binacional

- A Itaipu Binacional, como já diz o nome, é uma entidade Binacional, pertencente à República Federativa do Brasil e à República do Paraguai. Os países possuem a mesma participação na entidade: a Eletrobras possui 50% e a Administración Nacional de Eletricidad com outros 50%, representa Brasil e Paraguai.
- Itaipu é uma palavra de origem tupi-guarani que significa “pedra que canta”, através da junção de itá = pedra e ipo’ú = cantora, ou então “pedra na qual a água faz barulho”, através da junção de itá (pedra), y (água, rio), e pu (barulho). Era o nome da pequena ilha que havia no atual local da usina, antes da obra.
- No dia 22 de junho de 1966, os ministros de relações exteriores do Brasil (Juracy Magalhães) e Paraguai (Sapena Pastor) assinaram a “Ata do Iguaçu”, firmando uma parceria que visava analisar a viabilidade disposta no recurso hídrico pertencente às duas nações.
- No ano de 1970, foi realizada uma licitação internacional para a escolha das empresas responsáveis pela elaboração preliminar do projeto, o vencedor foi um consórcio composto pela empresa IECO dos Estados Unidos e a ELC da Itália, a execução teve início no ano seguinte, 1971.
- No dia 26 de abril de 1973 foi assinado do Tratado de Itaipu pelos presidentes Emílio Garrastazu Médici (Brasil) e Alfredo Stroessner (Paraguai)
- No dia 17 de maio de 1974 foi Constituída a empresa Itaipu Binacional
- No mês de Outubro de 1975 deu início as obras da construção de Itaipu Binacional
- 40 mil trabalhadores participaram da construção da usina no auge das obras.
- No dia 20 de outubro de 1978 – Explosão das ensecadeiras do Canal de Desvio (finalização da primeira fase das obras civis)
- No dia 14 de novembro de 1978, Itaipu Binacional bateu um recorde sul-americano durante a concretagem da barragem, quando foram lançados na obra 7.207 metros cúbicos de concreto equivalente a um prédio de dez andares a cada hora. Ou 24 edifícios no mesmo dia.
- O volume de terra e rocha escavados em Itaipu é 8,5 vezes superior ao retirado do Canal da Mancha para a construção do Eurotúnel e a quantidade de concreto utilizado foi 15 vezes maior.
- O volume de concreto usado na construção da hidrelétrica (12,7 milhões de m³) seria suficiente para a construção de 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã, no Rio de Janeiro.
- A quantidade de ferro e aço usada possibilitaria a construção de 380 Torres Eiffel.
- Em 1980, o transporte de materiais para a Itaipu Binacional mobilizou 20.113 caminhões e 6.648 vagões ferroviários.
- No dia 03 de março de 1982 Chega a primeira roda da turbina em Itaipu
- No dia 13 de outubro de 1982 foi finalizada as obras civis e início de formação do reservatório
- O fechamento das comportas do canal de desvio, para a formação do reservatório da usina, dá início à operação Mymba Kuera (que em tupi-guarani quer dizer “pega-bicho”). A operação salva a vida de 36.450 animais que viviam na área a ser inundada pelo lago. Devido às chuvas fortes e enchentes da época, as correntezas do Rio Paraná levaram 14 dias para encher o reservatório. A lâmina de água soma 135 mil hectares, ou quatro vezes o tamanho da Baía da Guanabara.
- No dia 05 de novembro de 1982 foi realizada a Abertura do vertedouro
- A vazão máxima do vertedouro da Itaipu (62,2 mil metros cúbicos por segundo) é 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu (1.500 metros cúbicos por segundo).
- O primeiro giro mecânico de uma turbina ocorreu em 17 de dezembro de 1983
- No dia 05 de maio de 1984 Entram em operação das unidades geradoras
- A vazão de duas turbinas da usina (700 metros cúbicos de água por segundo cada) equivale à vazão média das Cataratas do Iguaçu.
- No dia 25 de outubro de 1984 foi realizada a Inauguração da usina Itaipu Binacional pelos presidentes João Batista Figueiredo (Brasil) e Alfredo Stroessner (Paraguai).
- No dia 1º de março de 1985 – Início da comercialização da energia para Brasil e Paraguai
- A altura da barragem principal (196 metros) corresponde à altura de um prédio de 65 andares e e quase 8 km de extensão.
- A casa de força de Itaipu tem 968 metros de comprimento, 99 metros de largura e altura média de 112 metros.
- Em 1994 a Usina de Itaipu foi incluída na lista das 7 Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno pela rigorosa American Society of Civil Engineers (Sociedade Americana dos Engenheiros Civis).
- No dia 21 de maio de 2007 – Inauguração das duas últimas unidades geradoras (U9A e U18A)
- No dia 31 de dezembro de 2016 – Itaipu atinge o recorde mundial de geração anual de energia, com 103,1 milhões de MWh
- 20 milhões de mudas de árvores nativas foram plantadas na faixa de proteção do reservatório. Foi o maior reflorestamento do gênero feito no mundo.
- Teriam de ser queimados 536 mil barris de petróleo por dia para obter a mesma produção de energia de Itaipu.
- A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,5 bilhões de MWh desde o início de sua operação.
- Com apenas uma das 20 unidades geradoras seria possível abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes.
- Estudos geológicos apontam uma vida útil de no mínimo 200 para a Itaipu Binacional.
- A usina fornece 15,6% de toda a eletricidade produzida para abastecer 90% da demanda do Paraguai. Os outros 84% do total produzido pela usina foram enviados ao Brasil, abastecendo 15% do consumo nacional. A pequena diferença de percentual (0,4%) abastece a própria usina.
- A Usina Hidrelétrica de Itaipu trouxe milhares de novos trabalhadores do Brasil inteiro para a cidade de Foz do Iguaçu, para residir essas pessoas, foi necessário a construção de residências, assim deu início aos bairros mais antigos de Foz: Vila A, Vila B e Vila C.
Vila A: destinada aos técnicos de nível médio e setor administrativo, com inicialmente 2.200 casas.
Cada uma destinada a cargos diferentes de trabalhadores, quando melhor o cargo, maior e melhor a moradia.- Vila A: destinada aos técnicos de nível médio e setor administrativo, com inicialmente 2.200 casas.
- Vila B: destinada aos trabalhadores da engenharia e chefia da Itaipu, com inicialmente 221 casas.
- Vila C: destinada aos barrageiros e trabalhadores da construção direta, com inicialmente 2.900 casas.
- Foi criado o Refúgio Biológico Bela Vista, hoje atrativo da cidade, que reúne hospital veterinário, zoológico, quarentena, educação ambiental, centro de pesquisa para a produção de novas mudas florestais e muito mais para cuidas das espécies de animais e plantas que chegavam.
- Itaipu realiza diversos e bem-sucedidos projetos de reprodução de animais silvestres em cativeiro, entre eles o da Harpia (Harpia harpya), bela e imponente ave de rapina ameaçada de extinção.
- A Itaipu Binacional contribui grandemente para o turismo de Foz do Iguaçu, desde a abertura, já recebeu mais de 16 milhões de visitantes.