Semáforos inteligentes começam a ser instalados na Vila A
Os quatro principais cruzamentos da Vila A começaram a receber nesta terça-feira, 03, as intervenções necessárias para a implementação dos semáforos inteligentes – primeira das soluções do Programa Vila A Inteligente que começa a ganhar forma no bairro. A previsão é que nas próximas duas semanas os equipamentos já estejam instalados.
Os equipamentos com Inteligência Artificial embarcada trarão melhorias para a mobilidade no bairro. Eles são capazes, por exemplo, de reconhecer a passagem de uma ambulância e dar maior celeridade ao atendimento das vítimas. Também serão instalados os semáforos para pedestres, diminuindo o risco de acidentes nos cruzamentos.
Os semáforos inteligentes integram a primeira fase do programa que vai transformar a Vila A no primeiro bairro público inteligente do Brasil. Além deles, também serão implementadas nesta etapa, com previsão de lançamento ainda em 2020, os pontos de ônibus inteligentes, câmeras de monitoramento de placas e luminárias inteligentes com câmeras com reconhecimento facial.
A iniciativa é promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Itaipu Binacional e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.
Serão instalados semáforos nos seguintes cruzamentos: Avenida Paraná com Avenida Araucária; Avenida Silvio Américo Sasdelli com Avenida Paraná; Avenida Silvio Américo Sasdelli com Avenida Garibaldi; e Avenida Silvio Américo Sasdelli com Avenida Andradina.
O gerente do Centro de Competência em Tecnologias Abertas e Internet das Coisas do PTI, Willbur Rogers de Souza, explica que, durante o período de transição, a população vai se deparar com dois semáforos nesses locais. Isso porque será feita a sincronização dos equipamentos. Todo o processo está sendo feito em conjunto com o Foztrans.
O diretor superintendente do Parque Tecnológico, General Eduardo Garrido, afirma que o início das obras civis para instalação dos semáforos representa um marco para o Programa Vila A Inteligente. “Damos o pontapé para esse projeto que tem a intenção de transformar a vida dos iguaçuenses, tanto por meio das próprias tecnologias, como pela atração de novas empresas para esse ambiente de testes e validações que está sendo criado, o que vai gerar emprego, renda e maior qualidade de vida para nossos cidadãos”, ressalta Garrido.
De acordo com Tiago Faierstein, líder do projeto Cidades Inteligentes da ABDI, a equipe da agência irá ao local acompanhar parte das instalações na próxima semana. “O bairro Vila A visa demonstrar como a tecnologia e a conectividade podem ser utilizadas no cotidiano de uma cidade para melhorar a vida da população”, destaca.