Cidades

Ciudad del Este – Paraguai

Ciudad del Este (em português “Cidade do Leste”) é uma cidade e distrito do Paraguai, situada no extremo leste do país às margens do rio Paraná. É a capital do departamento do Alto Paraná e está localizada a 327 km da capital do país – Assunção -, interligada pela Rota 2. Também está conectada ao Brasil através da Ponte Internacional da Amizade, no rio Paraná. É a maior cidade dentro do que é chamado de “Tríplice Fronteira”, que faz fronteira com Foz do Iguaçu, Brasil e com Puerto Iguazú, Argentina, com aqueles que compõem um grande conglomerado urbano de quase um milhão de habitantes.

Devido a sua população e seu desenvolvimento econômico, é a segunda cidade mais importante do Paraguai, atrás da Gran Asunción. De acordo com as projeções do DGEEC, há 300.255 habitantes e sua área metropolitana, com cerca de meio milhão de habitantes, se for falada apenas dentro do departamento. A cidade tem uma população significativa de imigrantes libaneses e taiwaneses.

O Aeroporto Internacional Guaraní, o segundo aeroporto mais importante do país, localizado na cidade vizinha de Minga Guazú, atende a Ciudad del Este. Além disso, a cidade é a casa do Club Atlético 3 de Febrero, contando com o Estádio Antonio Aranda, que foi utilizado para a Copa América de 1999 e é o terceiro maior estádio do futebol paraguaio.

Fundação

Após a queda do presidente argentino Juan Domingo Perón (um aliado), na década de 50, o governo paraguaio tomou a decisão de promover a chamada “Marcha para o Leste”, buscando chegar ao Oceano Atlântico através do Brasil. O problema principal era que a saída através do Rio da Prata tinha um frete excessivamente caro, que fez com os produtos exportassem pouco ou não fossem competitivos, além de exageradamente caros se comprados do exterior.

A continuação da rota para a margem do Rio Paraná foi de grande importância. À frente das obras, foi nomeado o então capitão Porfirio Pereira Ruiz Díaz, encarregado dos contingentes de várias unidades militares para realizar a tarefa de construir cerca de 200 quilômetros de estrada a partir de Coronel Oviedo. O traçado da rota já havia sido feito, de modo que o trabalho consistia basicamente em ganhar as subidas das montanhas, em condições muito adversas. Era comum aqueles que participavam da construção adoecessem, além de enfrentarem animais selvagens e terem que lidar com chuvas pesadas e frequentes.

O final da estrada seria o local da fundação de uma cidade. Em 1955, a Comissão Mista Paraguaia-Brasileira foi criada para impulsionar a estrada para o leste. E em 1956, foi realizado um voo de reconhecimento no Alto Paraná, para definir o local de fundação da nova cidade. Assim, a cidade foi fundada por decreto em 3 de fevereiro de 1957, sob o nome de “Puerto Flor de Lis”.

A maioria das cidades paraguaias anteriores ao século XX tem seus nomes originados de fortes da época colonial ou de missões jesuítas, esse último quase sempre em alusão a uma entidade religiosa. Por ter sido fundada já nos anos 50, o nome dessa cidade vai em contrapartida. O termo “Ciudad del Este” se deve à condição de ser a cidade mais oriental do Paraguai (na época de sua fundação).

Construção de Itaipu e Acaray

Devido sua proximidade da fronteira com o Brasil e com a Argentina, sendo respectivamente com os municípios de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu, o crescimento da cidade foi rápido. Nessa época houve um grande aumento populacional, com uma intensa imigração de colonos advindos do Brasil.

A maior alavancada de crescimento econômico, demográfico e político se deu entre os anos 60 e 70 com a construção da Ponte Internacional da Amizade, da Barragem Acaray e da Usina Hidrelétrica de Itaipú, a época a maior do mundo. Nessa época se tornou uma das cidades mais cosmopolitas do mundo; passou possuir imigrantes de diferentes nacionalidades, sendo em maior número os chineses, árabes, indianos e coreanos. Também nessa época se tornou a segunda cidade mais desenvolvida e povoada do país.

Demografia

Ciudad del Este é a cidade mais populosa do país depois de Assunção, com uma população de 304.282 habitantes, segundo estimativas da DGEEC para 2020. Representa 36,6% da população do Departamento (830.943) e 4,2% da população nacional (7.252.672). É a cidade que mais apresenta crescimento populacional no Departamento de Alto Paraná, e a segundo no país. O boom demográfico ocorreu na década de 1970 com a chegada massiva de imigrantes de várias partes do país e do mundo. Destacam-se as comunidades sírio-libanesa, chinesa, coreana, japonesa e brasileira. Sendo totalmente urbana, possuí uma densidade populacional de 2.926 hab./km².

Idiomas

Como no resto do país, a maioria da população é fluente em espanhol e guarani, porém por ser uma cidade de fronteira com o Brasil e abrigar uma notável comunidade brasileira, o português é falado por milhares de pessoas na cidade, e é amplamente utilizado no setor comercial e agrícola. Graças à forte presença de imigrantes asiáticos e do Oriente Médio, idiomas como árabe, chinês e coreano são de uso comum no centro da cidade, tanto em conversas quanto em pôsteres.

Consulados

Por estar estrategicamente localizada na região de fronteira entre três países, a Ciudad del Este possuí 3 Consulados-gerais, 8 Consulados e 1 Vice-consulado.

Argentina (Consulado-geral), Brasil (Consulado-geral), Taiwan (Consulado-geral), Alemanha (Consulado), Eslováquia (Consulado), França (Consulado), Itália (Consulado), Peru (Consulado), Síria (Consulado), Turquia (Consulado), Uruguai (Consulado), Espanha (Vice-consulado)

Relações internacionais

Juntamente da cidade brasileira de Foz do Iguaçu e da argentina Puerto Iguazú, formam uma área urbana conhecida na região como Tríplice Fronteira, sendo caracterizadas portanto como Tri-Cidades.

Turismo de compras

Ciudad del Este é caracterizada por ser uma cidade comercial e ultimamente industrial, sendo principalmente conhecida por ser uma das maiores zonas de livre comércio do mundo. É a principal cidade do turismo de compras – mais importante do país e da região. Diariamente, muitos turistas de todo o mundo, especialmente brasileiros e argentinos, atravessam a Ponte da Amizade, na fronteira, para comprar em Ciudad del Este.

É a segunda cidade mais importante do país, depois de Assunção. A Ponte da Amizade une o Paraguai ao Brasil. A economia da cidade diversificou-se, especialmente no agronegócio, já que em Ciudad del Este se estabelecem as maiores empresas agrícolas do país. Da mesma forma, semelhante ao que acontece com todo o Paraguai, depende em grande parte do comércio com o Brasil.

Embora Ciudad del Este não tenha áreas rurais, ela surge como um núcleo regional de outros centros urbanos adjacentes, como Hernandarias, Presidente Franco e Minga Guazú.

Na cidade há um grande mercado de alimentos e tem mais de 800 lojas, onde frutas, legumes e roupas são vendidos no local. Além disso, o comércio mais importante com os países vizinhos é o surgimento de lojas de eletrônicos, roupas, tecidos e calçados, que fizeram de Ciudad del Este um paraíso econômico.

A cidade é responsável por 10% do produto interno bruto paraguaio, que é de 4 bilhões de dólares estadunidenses. Seus clientes são, na maioria, brasileiros atraídos pelos baixos preços dos produtos ali vendidos. Além disso, a cidade é o quartel-general da Itaipu Binacional, juntamente com Foz do Iguaçu, no Brasil. A venda de eletricidade da usina hidrelétrica de Itaipu para o Brasil gera mais de trezentos milhões de dólares norte-americanos de renda anual para o país.

Tarifas e Horários

Não existe tarifa de entrada em Ciudad del Este (Paraguai), mas existem impostos sobre as compras no retorno ao Brasil, na aduana brasileira. A cota para quem está retornando ao Brasil via terrestre é de US$ 500,00 por pessoa. Tradicionalmente, as lojas funcionam em sua maioria de Segunda à Sábado, das 6h às 16h. Porém, diversas lojas e shoppings já praticam horários diferenciados.

Lembre-se

– Você está indo para outro país
– Regularize sempre seus produtos na aduana brasileira, logo após a Ponte da Amizade
– Leve seus documentos pessoais para a entrada e saída do Paraguai
– Existem empresas que oferecem serviços de guia turístico e transporte para auxiliar nas compras
– Confira suas compras ainda no balcão da loja, junto com o vendedor
– Use roupas confortáveis e calçado apropriado para a caminhada

Portal Fronteira

O Portal Fronteira celebra as maravilhas da fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, a mais movimentada da América do Sul. Destaca os aspectos positivos, a diversidade cultural e paisagens deslumbrantes, servindo como uma vitrine virtual para turismo, iniciativas locais e boas ações.
Botão Voltar ao topo