Foz do Iguaçu

Carnaval da Brasil chega à 4ª edição e deve reunir cerca de 1.500 foliões em Foz do Iguaçu

O Carnaval da Brasil chega à sua 4ª edição em 15 de fevereiro (domingo), a partir das 16h, na Avenida Brasil, no trecho entre as ruas Xavier da Silva e Rui Barbosa, em Foz do Iguaçu (PR). Com entrada franca e gratuita, o evento tem expectativa de reunir cerca de 1.500 foliões, mantendo uma trajetória de crescimento de público a cada ano.

Aberto a moradores e turistas, o Carnaval da Brasil se consolida como uma iniciativa popular que celebra o carnaval de rua, a cultura brasileira e a ocupação democrática do espaço público e uma das vias mais históricas de Foz do Iguaçu – a Avenida Brasil. Embora não integre a programação oficial da Prefeitura de Foz do Iguaçu, o evento conta com a chancela da Prefeitura e o apoio dos lojistas da Avenida Brasil, reforçando seu caráter popular.

A quadra será decorada e a programação reúne blocos, grupos culturais e atrações musicais que representam a diversidade das manifestações populares brasileiras. Estão confirmados Afoxé Ogún Fúnmilayó, Baque Mulher Foz, Bloco Amigos da Onça, Bloco Demorei Mas Cheguei, Bloco do Papai Urso, Corpo de Dança Folclore Tradição e Cultura, além de DJ Mano Zeu, Escola de Samba Mocidade Unida do Porto Meira, Kaburé Maracatu, Maracatu Alvorada Nova e Piseiros de Embaúba.

“O Carnaval da Brasil nasce do desejo de ocupar a rua com cultura, alegria e convivência. A cada edição, mais pessoas se sentem convidadas a participar, o que mostra que o carnaval de rua tem força, identidade e pertencimento em Foz do Iguaçu”, afirma Clóvis Quadros, fundador e presidente do Bloco Papai Urso, idealizador e responsável pela ação.

Avenida Brasil: palco histórico da vida urbana de Foz do Iguaçu
A escolha da Avenida Brasil como cenário do evento não é aleatória. Considerada uma das vias mais tradicionais e simbólicas de Foz do Iguaçu, a avenida sempre foi um importante eixo de desenvolvimento econômico do município, turístico, cultural e de circulação da cidade, conectando histórias, encontros e o cotidiano da população pioneira e contemporânea. Ao longo das décadas, a Avenida Brasil se consolidou como espaço de convivência urbana e expressão popular – vocação que se renova com a realização do Carnaval da Brasil.

Arte gráfica conecta identidades culturais
Nesta 4ª edição, identidade visual do Carnaval da Brasil é assinada pela artista Shalini Sharma, também conhecida como Gûyrá. Artista autodidata indo-brasileira, Shalini trabalha com ilustração digital, tatuagem e outras linguagens visuais, trazendo como temas recorrentes o feminino, a natureza e referências às suas origens em Foz do Iguaçu e na Índia.

Na arte criada para o carnaval, esses universos se encontram por meio de símbolos como a figura feminina, elementos das vestimentas indianas, referências ao Boi Bumbá e o uso de cores vibrantes, que dialogam tanto com a cultura indiana quanto com a energia do carnaval brasileiro. Desde a sua segunda edição, o Carnaval da Brasil prestigia artistas locais para consagrar e valorizar artistas plásticos da fronteira. Nos anos anteriores André Crevillaro e Cleisi Vidal ilustraram o tema.

O Carnaval da Brasil tem produção do Bloco Papai Urso e é um projeto aprovado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A iniciativa conta com apoio do Coletivo de Cultura Popular de Foz do Iguaçu e da AB Núcleo da Avenida Brasil (ACIFI), e realização do Fundo Municipal de Incentivo Cultural de Foz do Iguaçu, da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, da Prefeitura de Foz do Iguaçu e do Governo Federal.

Serviço
Evento: Carnaval da Brasil – 4ª edição
Data: 15 de fevereiro (domingo)
Horário: A partir das 16h
Local: Av. Brasil – entre as ruas Xavier da Silva e Rui Barbosa, Foz do Iguaçu (PR)
Entrada: Franca e gratuita

Atrações
Afoxé Ogún Fúnmilayó; Baque Mulher Foz; Bloco Amigos da Onça; Bloco Demorei Mas Cheguei; Bloco do Papai Urso; Corpo de Dança Folclore Tradição e Cultura; DJ Mano Zeu; Escola de Samba Mocidade Unida do Porto Meira; Kaburé Maracatu; Maracatu Alvorada Nova; Piseiros de Embaúba

Produção: Bloco Papai Urso, Projeto aprovado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Ministério da Cultura – Governo Federal

Apoio: Coletivo de Cultura Popular de Foz do Iguaçu, AB – Núcleo da Avenida Brasil (ACIFI), Realização: Fundo Municipal de Incentivo de Cultural de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Governo Federal.

Portal Fronteira

O Portal Fronteira celebra as maravilhas da fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, a mais movimentada da América do Sul. Destaca os aspectos positivos, a diversidade cultural e paisagens deslumbrantes, servindo como uma vitrine virtual para turismo, iniciativas locais e boas ações.

Leia também

Botão Voltar ao topo