Foz do Iguaçu

Força feminina do Itaipu Parquetec inspira público na ExpoMulher 2025, em Medianeira

Como primeira diretora do Parque, Clerione Herther participa de talk show na EXPOMED ao lado de algumas das gestoras que fortalecem a presença da mulher na inovação e gestão

O Itaipu Parquetec esteve presente na ExpoMulher 2025, como parte da programação da Exposição Tecnológica, Empresarial e do Agronegócio de Medianeira (EXPOMED), realizada de 8 a 12 de outubro, no Lar Centro de Eventos. A iniciativa busca, através de palestras e conversas, evidenciar o papel das mulheres nos negócios e promover conexões entre empreendedoras de diferentes segmentos. Na noite do dia 9, o talk show reuniu lideranças femininas para discutir a presença e a contribuição das mulheres na inovação e empreendedorismo.

Entre as convidadas esteve a diretora Administrativo-Financeira do Itaipu Parquetec, Clerione Herther, a primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria na história da instituição. A presença da diretora no painel destacou a representatividade feminina e o protagonismo das mulheres que contribuem diariamente na transformação do ecossistema do Parque.

“Assumir a função de fazer parte da diretoria de um Parque Tecnológico é uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade. É um espaço de fala que precisa ser usado para abrir caminho para as próximas gerações”, afirmou a diretora Clerione. Ela também comentou sobre a participação de algumas das gestoras e assessoras do Itaipu Parquetec na ExpoMulher, reforçando o sentimento de união e representatividade. “Não se trata de uma conquista individual. Cada uma das mulheres que faz parte do Parque contribui para esse movimento de transformação”, acrescentou.

Clerione Herther (à esquerda), diretora Administrativo-Financeira do Itaipu Parquetec, em bate-papo com o público feminino no painel da ExpoMulher, como parte da programação da EXPOMED 2025.

A participação do Itaipu Parquetec na ExpoMulher ganhou destaque com a presença de gestoras e assessoras de diferentes áreas do Parque, como Educação, Comunicação Institucional, Arquitetura e Engenharia, Centro Avançado em Soluções para Barragens (CEASB), Escritório de Governança, Auditoria Interna, Assessoria Executiva, Contabilidade e Patrimônio, Gestão de Pessoas, Orçamento e Finanças, e Assistência Executiva de Projetos. A equipe de gestoras acompanhou a diretora para compartilhar esse momento de visibilidade e celebração da liderança das mulheres que atuam na transformação tecnológica e sustentável da região.

Para a gestora de Gestão de Pessoas do Itaipu Parquetec, Maryana Gavioli, a presença de gerentes e assessoras representando as mulheres do Parque na ExpoMulher reforça um movimento de reconhecimento e apoio mútuo entre as mulheres. “Estar ali, juntas, foi uma forma de mostrar que há espaço para todas nós e que o crescimento individual ganha ainda mais sentido quando acontece de forma coletiva”, disse Maryana.

A programação da ExpoMulher trouxe na sequência uma palestra da psicanalista Kaká Ribeiro sobre o Wollying, uma violência emocional e psicológica entre mulheres, caracterizada por padrões específicos relacionados às dinâmicas de gênero e às pressões sociais impostas às mulheres. “O wollying existe, machuca e destrói. É uma violência silenciosa que precisa ser reconhecida e combatida”, explicou Kaká.

A participação do Itaipu Parquetec na EXPOMED se estendeu ao longo de toda a feira, com um estande institucional que aproximou do público iniciativas e tecnologias sustentáveis, unindo ciência, inovação e impacto social. Entre os destaques estavam o robô Spot, da Boston Dynamics, a Expedição do Conhecimento e o Mercado Público Barrageiro, que celebra o primeiro ano de funcionamento em Foz do Iguaçu.

Fotos: Jeferson Alcantara/Itaipu Parquetec

Itaipu Parquetec

Itaipu Parquetec é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais.

Leia também

Botão Voltar ao topo