Paraguai

As exportações de trigo aumentam 166% em valores até abril

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- As exportações de trigo paraguaios mantêm um ritmo sustentado desde o final de 2024. Entre janeiro e abril de 2025, foram exportados 172.600 toneladas de trigo, o que representava a renda de US $ 41,7 milhões.

Comparado ao mesmo período do ano anterior, isso reflete um crescimento de 166% em valor e 18,3% em volume.

A produção comercializada corresponde à colheita de 2024, cujas remessas começaram em outubro passado, consolidando uma cadeia produtiva que responde com eficiência à demanda internacional.

A semeadura da campanha de 2025 já está em andamento, com uma projeção inicial de 500.000 hectares para semear. Sob condições climáticas favoráveis, é estimado um potencial de produção de até um milhão de toneladas.

Essas perspectivas reforçam o papel estratégico do trigo dentro do sistema agrícola nacional, tanto por sua capacidade de geração de moeda quanto por sua importância na rotação das culturas e sustentabilidade do agro paraguai.

Impulso da investigação

O fortalecimento do trigo como campo estratégico também se baseia em inovação tecnológica e pesquisa genética. Dentro da estrutura do Programa de Pesquisa de Trigo do Instituto Paraguai de Tecnologia Agrícola (IPTA), foram desenvolvidos novos materiais genéticos já plantados no campo experimental Yovy.

Entre os avanços estão as linhas promissoras com potencial para se tornarem variedades aprimoradas, com o objetivo de oferecer maior desempenho, resistência e adaptabilidade ao produtor nacional. Esses esforços visam consolidar o trigo como uma opção lucrativa e sustentável para a agricultura paraguai.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo