Eu inicia a avaliação da linguagem oral em meninos e meninas do nível inicial de mais de 1.000 escolas

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O Ministério da Educação e Ciência (MEC) nesta semana iniciou a avaliação da língua oral dos filhos do nível inicial, em mais de 1.000 instituições educacionais em todo o país.
A avaliação é realizada dentro do âmbito do inovador programa NELI, realizado com o boi e avaliação da Universidade de Oxford, que visa desenvolver habilidades lingüísticas desde tenra idade.
Através do programa Neli, mais de 3.000 educadores foram treinados, para desenvolver habilidades no gerenciamento de estratégias para a intervenção precoce da linguagem oral em crianças no jardim de infância e pré -escolar, que incluem elementos de avaliação e instrução universal.
A iniciativa oferece uma ferramenta chamada LanguagScreen (ou “triagem de idiomas”) que permite que os educadores avaliem rapidamente as habilidades de espanhol e guaraní.
Este instrumento amplamente utilizado na Inglaterra, na Austrália e na Holanda tem relatórios de pontuação e automatização para facilitar seu uso e é administrado por comprimidos ou computador, permitindo o monitoramento nacional do impacto alcançado.
Com a assistência direta de especialistas internacionais, o Paraguai é o primeiro da América Latina que está implementando essa iniciativa adaptada ao nosso contexto cultural e bilíngue, continuando com o fortalecimento do programa de leitura, escrita e oralidade –
Em resposta às habilidades lingüísticas, se desenvolvem rapidamente entre os três e os seis anos, a educação inicial se torna um excelente momento para promover o desenvolvimento da linguagem, acompanhando as crianças com bom uso e, aquelas que precisam de um apoio pedagógico mais próximo.
Vale ressaltar que uma delegação paraguai, liderada pelo chefe do portfólio educacional, Luis Fernando Ramírez, está presente no Fórum Mundial de Educação (EWF) em Londres, uma reunião anual de ministros da educação de vários países; Oportunidade que permitiu o passeio de escolas em Oxford, a fim de observar experiências significativas relacionadas à implementação de Neli.
Na ocasião, ele participou como orador, da sessão chamada Como as associações públicas e privadas podem contribuir para a inovação na educação?