Paraguai

As exportações Machilate totalizam 295 milhões no primeiro trimestre do ano

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- As exportações da indústria de Maquiladoras atingiram os US $ 295 milhões no primeiro trimestre de 2025, o que representa um aumento de 20% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o relatório do Conselho Nacional de Indústrias Maquiladoras de Exportação (CNIME).

Esse crescimento não apenas reflete um dinamismo importante nas exportações, mas também um impulso notável na geração de emprego, com 32.538 empregos criados até março, indica o relatório.

De acordo com o último relatório do CNIME, apenas em março de 306 novos empregos foram registrados, com um aumento interanual de 7.149 empregos, consolidando o regime como um dos principais motores da economia paraguai.

As exportações do setor de Maquilador também sofreram um avanço em março de 2025, atingindo os US $ 98 milhões, o que implica um crescimento de 14% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Origem, produtos e mercados

A maioria das empresas de Maquiladora está concentrada nos departamentos de Alto Paraná, Central, Capital e Amambay, que juntos representam 91% das operações do setor.

Quanto aos destinos de exportação, 80%das remessas são destinadas aos países do Mergosur, o Brasil como o principal receptor com 63,2%, seguido pela Argentina (14,3%). Os mercados da Holanda (4,5%) e dos Estados Unidos (3,5%) também são importantes.

Quanto aos produtos, as exportações de peças de automóveis lideram o setor, representando 31%do total, seguido de roupas (18%), alumínio (17%), produtos alimentares (11%) e plásticos (7%). Esses itens totalizam 84% das exportações da indústria de maquiladoras.

Outro destaque é que 73% dos trabalhos gerados pelos Maquiladoras estão em setores -chave, como automóveis, roupas, serviços intangíveis, plásticos e produtos químicos. Além disso, 45% dos empregos na indústria de maquiladoras são ocupados por mulheres.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo