Paraguai

Quase 7.000 jovens receberão certificados como novos bolsistas do governo neste 2025

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- Um total de 6.796 jovens foram concedidos para estudar universidades e técnicas em universidades e institutos do país, sob as instruções do Presidente da República, Santiago Peña, para que nenhum aluno que atendesse aos requisitos do Guia de Bases e Condições esteja fora dessa oportunidade educacional. A entrega de certificados para o novo concedido das bolsas de estudos do Paraguai, ligue para 2025, está programada para este sábado, 12 de abril, no Secretariado Nacional de Esportes.

O convite oficial para os novos bolsistas foi realizado neste fim de semana através de uma carta assinada pelo chefe de estado. Na carta, o presidente Peña parabeniza os jovens por esse mérito e os incentiva a assumir o desafio com a responsabilidade de chegar à meta e construir um país melhor juntos. “Hoje, você faz parte do ressurgimento de um gigante, de uma geração que levará seus ombros a construção do país que sonhamos, destaques.

Da mesma forma, ele refletiu sobre o poder da educação com a expressão: “Acho que o treinamento melhor é a melhor política pública, então continuarei fazendo tudo ao meu alcance para que nenhum talento paraguai esteja atrasado, ele destacou.

As bolsas do governo do Paraguai têm o objetivo de oferecer oportunidades educacionais iguais aos jovens paraguaios talentosos em todo o país.

Após essa chamada, o número total de estudiosos do programa equivale a mais de 17.000 jovens e fortalece o compromisso do governo com a educação, como um pilar fundamental para o desenvolvimento do país.

Inicialmente, foi planejado conceder 5.000 bolsas de estudo, mas o número de estudantes que aprovaram o exame e cumpriram todos os requisitos do processo excederam amplamente essa cota, por isso foi decidido expandir o programa para quase 7.000 beneficiários.

O impacto dessa política se reflete na diversidade dos beneficiários, dos quais 21% dos bolsistas vêm de distritos priorizados, o que consolida o compromisso do programa com a equidade geográfica.

Além disso, 52% dos selecionados optaram por instituições públicas, enquanto 48% optaram por seguir seu treinamento em instituições privadas. Dessa forma, a educação de qualidade é acessível em diferentes campos.

É a segunda edição do Programa de Bolsas de Estudo que usa um sistema de concessão unificado, uma inovação significativa que centraliza e otimiza o processo, agrupando as cotas que anteriormente ofereciam a entidade binacional Itaipu, entidade binacional Yacyretá, Secretaria Nacional da Juventude e Ministério da Educação e Ciências.

Essa abordagem integrada permitiu a maximização de recursos, padronizando os critérios de seleção e expandindo o escopo do programa, diz o Itaipú.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo