Gerenciamento mítico em 2024: economia de US $ 20 milhões em compras públicas e revisão de projetos de longo prazo

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O ministro da Informação e Tecnologias de Comunicação (MITIC), Gustavo Ville, disse que a administração do ministério durante 2024 se concentrou em melhorar os processos de aquisição de compras públicas em sua área de influência, o que permitiu uma economia de US $ 20 milhões para o Estado. A isso, é adicionado uma revisão de projetos de longo prazo, como a Agenda Digital e os executados em conjunto com o Fundo de Excelência e Educação (Feei).
“Implementamos um processo de autorizações de todas as compras provenientes do setor público, honrando o que nossa lei sobre a Reitoria de Tecnologias de Comunicação diz”, disse o ministro no início da audiência pública nesta sexta -feira na sede da sede do The the Mitic, onde o Relatório de gerenciamento até 2024.
Às autorizações é adicionado um processo de padronização do compras públicas que permitiram a economia de US $ 20 milhõesele disse.
Agenda digital
Quanto à agenda digital, ele lembrou que é um empréstimo com o Banco Inter -Americano de Desenvolvimento (BID) por US $ 130 milhões aprovados em 2018. O período de execução do projeto é inicialmente 5 anos e foi obtida uma extensão de três anos, o ministro relatou .
“Em agosto de 2023, recebemos o projeto com uma execução aproximada ou perto de 18, 19%”, disse ele. Com a extensão, pode ser feita reprogramação para realizar mais propostas de digitalização dos serviços estaduais através do portal do governo único e de seu aplicativo móvel «Portal Paraguai».
Mais de um milhão de cidadãos já têm sua identidade eletrônica que lhes permite acessar 300 procedimentos com instituições públicas, incluindo a apresentação de cartão de identidade, registro do motorista e qualificação de veículos digitais, solicitando registros policiais, certificado internacional de vacinação entre a vacinação entre outros.
Projetos com o Feei
Em relação aos projetos de conectividade nas escolas, o ministro disse que o trabalho foi trabalhado, usando fundos sociais através de um acordo com o Conatel que permitiu conectar mais de 1.000 instituições educacionais.
«Isso libera recursos que são blindados dentro de uma confiança para dar usos muito mais eficientes e otimizar o gerenciamento para a incorporação da tecnologia na educação.