Paraguai

O déficit fiscal de janeiro foi de 0,1% do produto interno bruto

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- No final de janeiro de 2025, o déficit fiscal acumulado atingiu G. 226 bilhões, equivalente a -0,1% do produto interno bruto (PIB), que representa US $ 28,6 milhões. Por outro lado, houve um superávit operacional de G. 154 bilhões, equivalente a US $ 19,5 milhões.

Esses resultados fazem parte do Relatório de Situação Financeira (SITUFIN) da Administração Central, apresentada na quarta -feira pelo gerente da economia, Felipe González Soley e diretor geral de política fiscal de Macro, Rolando Sapriza.

O déficit fiscal anualizado foi de 2,9% do PIB, explicado em parte pela dinâmica das despesas de medicamentos, comida escolar, interesse e maior investimento público no último mês, resultado abaixo do déficit anualizado de 3, 7% registrado em janeiro de 2024 , as autoridades se referem.

Em termos acumulados, a receita total em janeiro mostrou um crescimento de 8,5%, destacando o aumento da receita tributária de 9,3%. Em relação às despesas, eles experimentaram um aumento de 41,8%, impulsionado principalmente pelos itens acima mencionados e pelo registro de alguns compromissos que correspondem ao mês de fevereiro deste ano.

Além disso, destaca o fortalecimento da remuneração em setores estratégicos, como saúde, educação e forças públicas, através do aumento do pessoal.

De acordo com os dados da situação, o investimento público atingiu G. 380 bilhões, equivalente a US $ 48,1 milhões, evidenciando um nível de execução superior ao registrado no mesmo período dos anos anteriores. Ele ressalta que é o resultado da estratégia de melhorar a gestão financeira e manter uma execução equilibrada de investimentos durante o ano.

Finalmente, destaca -se que as perspectivas favoráveis ​​para conformidade com o plano de convergência fiscal são mantidas, de acordo com os autorizados no orçamento geral do país.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Você viu essa matéria?
Fechar
Botão Voltar ao topo