Copel avança na modernização do Oeste e leva Rede Elétrica Inteligente a Corbélia
A Copel iniciou a troca de medidores de energia convencionais por modelos inteligentes em Corbélia, no Oeste do Paraná. Serão 7,8 mil unidades consumidoras, incluindo áreas urbanas e rurais, contempladas com a nova tecnologia, que é parte da terceira fase do Programa Rede Elétrica Inteligente – maior iniciativa de digitalização da rede de distribuição de energia no Brasil.
A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final de 2025, consolidando a modernização da infraestrutura elétrica do município, com benefícios diretos aos consumidores.
GESTÃO REMOTA – O Programa Rede Elétrica Inteligente é um dos maiores projetos de modernização da distribuição de energia na América Latina, com foco em avanços na eficiência e no controle do sistema elétrico. Em Corbélia, os novos medidores permitirão aos consumidores monitorar o consumo de energia em tempo real por meio do aplicativo da Copel, disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS.
Para a Copel, os medidores inteligentes possibilitam a identificação remota de falhas ou interrupções no fornecimento de energia, garantindo maior agilidade na solução de problemas e mais eficiência no gerenciamento da rede elétrica. Além disso, os equipamentos registram dados detalhados, como potência máxima utilizada, variações de tensão e corrente, e alterações de frequência, fundamentais para um acompanhamento técnico preciso.
“A chegada da Rede Elétrica Inteligente a Corbélia marca uma nova era no fornecimento de energia no Oeste, onde também estamos instalando os medidores inteligentes em Cascavel, Toledo e Santa Tereza do Oeste. É a maior fase do programa até agora”, ressalta Rafael Radaskievicz, gerente do departamento de Projetos Especiais da Copel Distribuição.
REDE INTELIGENTE – As instalações no Oeste fazem parte da terceira fase do Rede Elétrica Inteligente, que abrangerá no total 50 municípios das regiões de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, com a substituição de 661 mil equipamentos.
Até o momento, o Programa Rede Elétrica Inteligente já instalou mais de 1 milhão de medidores em 105 municípios do Paraná. A meta é alcançar 1,8 milhão de unidades em 153 cidades até o final de 2025, contemplando consumidores das regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Metropolitana de Curitiba – mais de 30% do número total de consumidores atendidos pela Copel Distribuição no Paraná.
Nesta semana, o município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, também começou a receber os novos medidores inteligentes.
GRATUITO E SUSTENTÁVEL – A troca dos medidores é realizada sem custo aos consumidores. Em Corbélia, o trabalho é conduzido por equipes contratadas da empresa Eletromil, devidamente identificadas com uniforme, crachá e veículos sinalizados. Cada substituição é rápida, dura em média 30 minutos por unidade consumidora.
Além de modernizar o sistema elétrico, o programa dispensa a necessidade de leituras mensais realizadas presencialmente. Isso incentiva que o consumidor mude para fatura digital, que é prática, sustentável e tem a mesma validade legal da versão impressa. O cadastro da fatura digital pode ser feito no site da Copel.
SUSTENTABILIDADE – Desde o início do programa, a Copel já evitou a emissão de mais de 400 toneladas de CO2, resultado da combinação entre redução de perdas elétricas e menor necessidade de deslocamentos de equipes.
Mais informações sobre a Rede Elétrica Inteligente AQUI.