Paraguai

Durante o ano passado, 140 compatriotas vulneráveis ​​e 400 restos mortais foram repatriados para o Paraguai.

Assunção, Agência IP.- A Secretaria de Desenvolvimento para Repatriados e Refugiados (Sederrec) destacou as conquistas alcançadas em 2024, ano em que foram concedidos 540 subsídios para repatriação, beneficiando tanto os paraguaios vulneráveis ​​quanto as famílias dos compatriotas que morreram no exterior.

Entre os casos mais relevantes está o repatriamento de 42 compatriotas do Líbano, país que passou por uma grave escalada de violência em Setembro do ano passado, devido a uma onda de bombardeamentos. Estes ataques agravaram a situação já crítica dos migrantes paraguaios no país, que enfrentaram os estragos do conflito.

No total, 140 paraguaios vulneráveis ​​conseguiram retornar à sua terra natal vindos de diferentes partes do mundo. Além do Líbano, destacam-se os regressos de Espanha (39 pessoas), Brasil, Estados Unidos e Equador (8 pessoas cada), e 6 pessoas da Argentina, Rússia, Colômbia e Bolívia respetivamente.

Relativamente aos restos mortais, foram repatriados 400 compatriotas que morreram no estrangeiro, a maioria provenientes da Argentina (334 casos), seguida de Espanha (32) e Brasil (20).

Este esforço reflete o compromisso do Governo Nacional em fornecer apoio em momentos críticos aos paraguaios no exterior e às suas famílias. A instituição destacou que estas ações, além de aliviar o fardo emocional e econômico dos afetados, garantem a dignidade dos compatriotas ao facilitar o seu retorno ao Paraguai.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo