Paraguai desperta crescente interesse de empresários chilenos por investimentos
Assunção, Agência IP.- Um especial do jornal chileno El Mercurio destaca o crescente interesse de empresários e investidores deste país em estabelecer projetos no Paraguai e as possibilidades de expansão dos negócios em nosso país.
O relatório, publicado no fim de semana, inclui uma entrevista com Laurence Goldborne, ex-ministro de Minas e depois de Obras Públicas durante o primeiro governo de Sebastián Piñera, entre os anos 2010-2012, e que hoje possui um fundo de investimento no Paraguai denominado “ Tavamay”.
Este fundo promoveu negócios no valor de 10 milhões de dólares nos sectores imobiliário, pecuário e saúde. Goldborne liderou uma delegação de empresários chilenos que se reuniu em julho do ano passado com o presidente Santiago Peña, ocasião em que apresentou o lançamento de capital operacional de US$ 30 milhões para ampliar seus investimentos no país.
Esta reunião ocorreu dias após a visita oficial do presidente do Chile, Gabriel Boric. Em seu encontro com Peñaambos os líderes anunciaram a revisão de acordos que permitem maior intercâmbio comercial e complementaridade económica, além do anúncio de uma comissão para ter o Corredor Rodoviário Bioceânico operacional até 2026.
Estabilidade política
Tanto Goldborne quanto o presidente do Conselho Empresarial Chile-Paraguai de Sofofa, Rodrigo Hinzpeter – outro dos entrevistados – destacaram a estabilidade política no Paraguai como um atrativo para investimentos.
“As mudanças foram muito pequenas em termos do partido político no poder e, em geral, qualquer que seja o presidente que governou, manteve os elementos fundamentais de uma economia de mercado”, disse Hinzpeter ao El Mercurio.
Além das políticas macroeconômicas, os empresários valorizam o imposto de renda de 10%, bem inferior aos 27% vigentes no Chile.
Detalhes do investimento
Entre os grandes projetos de investimento no Paraguai, destacam-se os empreendimentos imobiliários Urban Domus, do Grupo Falabella. Além da Embotelladora Andina e da CCU, presentes no mercado de bebidas, está presente a empresa Crystal Lagoons, que possui 18 projetos de lagoas urbanas em diferentes estágios de desenvolvimento no país.
Conta ainda com a presença do Grupo Luksic, presente através da distribuidora de combustíveis Enex, e da empresa de serviços de construção e mineração Echeverría Izquierdo, associada à Paracel para a construção da fábrica de celulose no departamento de Concepción.