Até hoje você pode se inscrever para as 5.000 Bolsas do Governo
Assunção, Agência IP.- Termina hoje, sexta-feira, 3 de janeiro, às 23h59, o prazo para candidatura a uma das 5.000 bolsas de estudo (universitárias, técnicas e de formação de professores) que o Governo oferece a jovens talentosos e de baixos rendimentos em todo o país.
Os interessados deverão preencher o formulário eletrônico que se encontra no link www.becasgobierno.gov.py.
A publicação da lista de candidaturas verificadas e qualificadas para a prova de competências básicas está marcada para 11 de janeiro.
A Itaipu Binacional lembra aos jovens interessados em se inscrever neste edital que o processo de inscrição é finalizado clicando no botão “Concluir”, caso contrário a inscrição ficará incompleta;
No plataforma on-line ativados são os Regulamentos Geraiso Guia de Bases e Condiçõeso cursos oferecidos, tutoriaiso locais onde o exame será aplicadoo eixos temáticosentre outros dados relevantes.
A convocatória 2025 do Programa de Bolsas do Governo Paraguaio inclui carreiras nas áreas de Ciências Exatas e Naturais, Arte, Cultura, Comunicação, Letras, Letras, Saúde, Filosofia, Ciências Humanas, Engenharias e muito mais.
Esta diversificação visa proporcionar um leque mais alargado aos interessados em candidatar-se a ajuda académica para atingir os seus objetivos profissionais.
Janela única de 2024
As 5 mil bolsas são oferecidas pelo Governo em guichê único a partir de 2024, com a participação de Itaipu, Yacyretá, Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), o que permite que a oferta acadêmica seja ampla e diversificada . Esta iniciativa visa enriquecer as oportunidades de estudo para jovens talentosos e de baixa renda.
É importante lembrar que para se candidatar o jovem deverá preencher os requisitos documentais de fotocópia do bilhete de identidade, fotocópia do certificado académico e certificado de conclusão do ensino secundário; todos autenticados por Tabelião Público.
Deverão também anexar no ato da inscrição o original do Certificado de Vida e Residência, o original do comprovante de renda ou salário dos pais ou responsáveis e o original das contas de serviços básicos.
Os membros de uma comunidade indígena que solicitarem bolsas também deverão anexar fotocópia da carteira indígena emitida pelo Instituto Indígena Paraguaio (INDI). E, no caso de pessoas com deficiência, deverão apresentar fotocópia do atestado de deficiência emitido pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência (Senadis).
Com esta iniciativa, a Presidência da República pretende garantir o ensino superior, através da geração de políticas educacionais e de financiamento para jovens paraguaios talentosos provenientes de famílias com recursos económicos limitados.