Eles emitem recomendações para uma celebração inclusiva e segura durante os feriados de Ano Novo
Assunção, Agência IP.- O Ministério da Saúde Pública expressa que as férias de final de ano podem ser um momento de alegria e celebração para muitas pessoas, mas também um desafio para quem convive com condições neurobiológicas como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As pessoas com este transtorno e seus familiares podem ter dificuldade em tolerar o ruído e as luzes intensas que costumam acompanhar as celebrações, por isso é aconselhável ter empatia e considerar as suas necessidades.
A pasta da saúde expressa que a diversidade é uma característica fundamental da nossa sociedade e devemos esforçar-nos por criar um ambiente inclusivo e respeitoso para todas as pessoas.
Usar fones de ouvido e/ou música que ajudem a minimizar o impacto do ruído pode ser de grande ajuda para pessoas com TEA. Esses recursos podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse causados por sons altos.
A Dra. Nélida Minck, da equipa profissional da Direção Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde Pública e Assistência Social, referiu que é fundamental antecipar às pessoas com PEA que nas festas poderão haver sons mais incómodos do que o habitual. Isto permitir-lhes-á preparar-se e tomar as medidas necessárias para lidar com a situação.
Por fim, procuremos ser mais empáticos e considerar as necessidades das pessoas com TEA e de suas famílias. Uma forma de o fazer é reduzir o nível de ruído nas celebrações e apostar na partilha com os nossos entes queridos, acrescenta o Ministério da Saúde.