Paraguai

As aulas começarão em 24 de fevereiro de 2025, anuncia oficialmente o MEC

Assunção, Agência IP.- O Ministério da Educação e Ciências prevê que os alunos de instituições de ensino privadas de gestão oficial, privadas e subsidiadas de todo o país regressem oficialmente às aulas na segunda-feira, dia 24 de fevereiro do próximo ano. O culminar das atividades académicas está previsto para sexta-feira, dia 28 de novembro.

É o que indica o Calendário Educacional Nacional para o ano letivo de 2025, aprovado pela Resolução nº 1.963, de 13 de dezembro de 2024, do MEC.

O objetivo é fornecer uma estrutura básica de medição de tempo para que os professores possam planejar suas atividades com sucesso, projetando aulas, tarefas, projetos e atividades extracurriculares, afirma o MEC.

Está prevista para segunda-feira, dia 10 de fevereiro, a abertura e preparação prévia das instalações escolares oficiais para o regresso dos alunos, bem como a inscrição e/ou confirmação dos alunos no Cadastro Único de Estudantes (RUE).

Da mesma forma, a anotação do formulário de autorização legal, também na RUE, no âmbito do Programa Alimentar Fome Zero, na sua segunda fase, que se prolongará até terça-feira, dia 18 do referido mês.

Também de segunda-feira, 10 de fevereiro, a sexta-feira, 21 de fevereiro, será realizada a aplicação das provas do período complementar (com exceção do 9.º ano do Ensino Básico e do 3.º ano do Ensino Secundário), após feedback de aprendizagem e administração . de provas da época de regularização do 9.º ano, do 3.º ano, do 4.º Ciclo do Ensino de Jovens e Adultos e do 4.º Ciclo do Ensino Secundário de Jovens e. Adultos, após feedback sobre a aprendizagem.

O MEC estabelece ainda que de terça-feira, 11, a sexta-feira, 21, estão programadas atividades pré-aula, rodas de aprendizagem, palestras, seminários, entre outros, além de oficinas para supervisores e diretores para planejamento do ano letivo, acompanhadas pela equipe no nível central do MEC, identificação e incorporação de alunos fora do sistema educacional em modalidades oferecidas por área ou região.

Após o início das aulas, a matrícula e inscrição na RUE dos alunos da modalidade de educação permanente serão habilitadas de segunda-feira, 3 de março, a quarta-feira, 26 de março.

Férias de Páscoa e férias de inverno

Depois da pausa da Páscoa, marcada para quinta-feira, 17 de abril e sexta-feira, 18 de abril, terá lugar a avaliação das aprendizagens da primeira fase do ano letivo de 2025, num processo que decorrerá de segunda-feira, 2 de junho, a sexta-feira, 27 de junho.

As férias de inverno começarão na segunda-feira, 14 de julho, e continuarão até sexta-feira, 25 de julho.

A avaliação da aprendizagem da segunda etapa, sem suspensão das aulas, será feita de segunda-feira, 17 de novembro, a sexta-feira, 28 de novembro, além do período de feedback de aprendizagem, de acordo com as orientações fornecidas pela equipe de nível central do MEC.

Outro aspecto importante refere-se à inscrição e/ou confirmação na RUE dos alunos aprovados em todas as áreas letivas no período normal, referente ao ano letivo de 2026; enquanto o encerramento do período letivo, com culminação das atividades do corpo docente, técnico-administrativo, será na sexta-feira, dia 12 de dezembro.

Este Calendário Educacional Nacional 2025 isenta os Espaços de Desenvolvimento Infantil que funcionam na modalidade Não Formal e o Serviço de Atendimento Educacional Compensatório (SAEC), salas de aula e centros hospitalares, lares e abrigos.

As atividades de Educação Inicial na modalidade Não-formal estarão sujeitas às necessidades da comunidade e ao tipo de serviço educativo, estabelecendo-se que não há condição de inscrição ao longo do ano em serviços de Educação Inclusiva, informa o Ministério da Educação.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo