Novo pavilhão de emergência pediátrica e serviço de tomografia computadorizada do hospital de Caaguazú
Assunção, Agência IP.- O Presidente da República, Santiago Peña, liderou nesta sexta-feira a cerimônia de inauguração do novo pavilhão de emergência pediátrica, bem como a ativação do serviço de tomografia computadorizada, no Hospital Distrital Inmaculada Concepción da cidade de Caaguazú.
“Este trabalho representa um trabalho de equipa”, disse o presidente ao felicitar todas as instituições que contribuíram para a disponibilização deste serviço de saúde no distrito.
O pavilhão pediátrico, financiado pelo Governo de Caaguazú com investimento de Gs. 910 milhões e equipado com Gs. 1.150 milhões, aportados pela Itaipu Binacional, atenderão emergências pediátricas em um espaço pensado para atender à crescente demanda por atendimento infantil.
O tomógrafo, aparelho de última geração com 64 cortes, otimizará diagnósticos precisos em casos complexos por meio da geração de imagens detalhadas. Esse serviço funcionará 24 horas por dia para emergências e realizará até 20 atendimentos ambulatoriais diariamente, de segunda a sábado.
«O que inauguramos hoje é um exemplo de muito trabalho em equipe, porque a Sociedade dos Arquitetos fez o projeto, o Governo construiu o pronto-socorro pediátrico, a Itaipu Binacional fez os equipamentos, há recursos investidos do município, e “Todos juntos fizemos o nosso um pouco para que hoje possamos viabilizar este serviço de saúde”, disse a ministra da Saúde, María Teresa Barán.
O ministro destacou que a gestão do Governo está determinada a avançar para um sistema único onde as Unidades de Saúde Familiar sejam a porta de entrada e onde o investimento em grandes hospitais regionais permita um nível de descentralização para resolver os problemas de saúde a nível local.
Durante o evento, o Governo também entregou uma ambulância que prestará serviços no bairro de Caaguazú.
Em seu discurso, o Presidente Santiago Peña reafirmou o compromisso de trabalhar com todos e os incentivou a realizar projetos como um grande hospital para o distrito de Caaguazú.