Paraguai

Oficinas para construção do PND 2050 em Cordillera, Central e Paraguarí

Assunção, Agência IP.- O Ministério da Economia e Finanças (MEF), por meio do Vice-Ministério de Economia e Planejamento (VEP), continua com as oficinas de consulta para a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Paraguai 2050.

Ontem, sexta-feira, na sede do Governo da Cordilheira, foi realizada uma nova reunião para identificar a visão do país para o Plano de Desenvolvimento Nacional (PND), ferramenta estratégica de médio e longo prazo que norteará o futuro do Paraguai envolvendo todos setores da sociedade, informou o ministério.

As oficinas fazem parte da série de encontros realizados nas regiões Norte, Sul, Leste, Chaco e Central. O processo consultivo será encerrado na quarta-feira, 27 de novembro, na Universidade Nacional de San Lorenzo.

Aqueles que desejarem fazer parte do encontro deverão deixar seus dados de contato através do e-mail: paraguay2050@hacienda.py.

Participação cidadã

As oficinas têm foco na participação cidadã e são dirigidas a sindicatos, organizações da sociedade civil, Organizações e Entidades do Estado (OEE), estudantes universitários e atores políticos.

Consistem em tabelas temáticas em áreas prioritárias como saúde, educação, segurança, emprego, ambiente e energia. Esta metodologia busca coletar informações sobre as necessidades e possíveis soluções para cada setor.

PND 2050

O Plano Nacional de Desenvolvimento Paraguai 2050 busca definir uma visão compartilhada pelos paraguaios para o futuro do país. Através de um processo colaborativo e transparente, o Plano coordenará as iniciativas do Estado e da sociedade civil, garantindo que as políticas públicas reflitam as prioridades e aspirações dos cidadãos. Além disso, promoverá o desenvolvimento sustentável que melhora a qualidade de vida de todos os paraguaios.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo