Empresa produtora de amônia verde desembarca no Paraguai
Assunção, Agência IP.- Com investimento estimado em US$ 700 milhões, a empresa norte-americana Go-Energy Group anuncia seu desembarque no Paraguai, com uma planta industrial de amônia verde, visando posicionar o Paraguai como líder mundial na produção deste novo setor.
A multinacional norte-americana, com presença nos cinco continentes e experiência em projetos renováveis, anunciou o interesse em desenvolver uma planta industrial no Paraguai para produção de amônia verde.
O interesse foi manifestado por representantes da empresa do Grupo Go-Energy em reunião com o Ministro da Indústria e Comércio, Javier Giménez.
Esse insumo será destinado principalmente ao setor de fertilizantes, fundamental para a agricultura e pecuária da região, com foco na redução das emissões de carbono em comparação à amônia tradicionalmente produzida nas refinarias.
Curro Nicolau Castellanos, presidente do Grupo Go-Energy, destacou que o país tem condições ideais graças à sua elevada radiação solar, aos recursos hídricos e ao acesso à energia hidroeléctrica. Indicou que este projecto visa produzir amoníaco para fertilizantes a partir de energias renováveis, contribuindo para a descarbonização global.
“Queremos posicionar o Paraguai como ponta de lança mundial neste novo tipo de setor. É um setor que visa descarbonizar o amoníaco tradicional, o amoníaco que tem sido produzido nas refinarias. No final das contas, o Paraguai defende a descarbonização do planeta”, afirmou.
Mencionou que a fábrica, que tem um investimento previsto de 700 milhões de dólares, está em fase de viabilidade e têm avançado nos estudos técnicos e de mercado. Relativamente à localização da empresa, o presidente da empresa comentou que já têm algumas localizações previstas, facto que discutiu com o responsável da Indústria e Comércio.
“Acreditamos que este tipo de projectos devem ter apoio institucional porque são, em última análise, projectos estratégicos”, comentou Nicolau.
Geração de trabalho
O impacto económico e social da iniciativa também é significativo. Durante a fase de construção, a fábrica irá gerar centenas de empregos diretos e durante a sua operação continuará a criar empregos estáveis no país.
«Este é um projeto industrial, não apenas um projeto energético. Nosso objetivo é gerar riqueza no Paraguai por meio de empregos diretos e contribuições ao setor produtivo”, destacou o presidente da empresa.
Por fim, destacou que a empresa do Grupo Go-Energy projeta este empreendimento como um dos mais importantes da região, com potencial para transformar o Paraguai em referência global em descarbonização e produção de amônia verde.