Paraguai

Paraguai participa da Semana Mundial de Conscientização sobre Resistência Antimicrobiana

Assunção, Agência IP.- O Ministério da Saúde Pública informa que a partir desta segunda-feira, 18 a 24 de novembro, o Paraguai adere à Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência Antimicrobiana – RAM. Sob o lema «Vamos educar. Vamos promover. Vamos agir agora”, este ano, o apelo é dirigido a todos os setores: saúde humana, animal e ambiental, para colaborarem na preservação da eficácia dos medicamentos.

É uma campanha global promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), para destacar a importância do combate à resistência antimicrobiana.

O lançamento do Plano Nacional RAM 2024-2028 e do Guia Empírico de Tratamento Antibiótico para Infecções Mais Comuns em Adultos acontecerá nesta segunda-feira, das 8h às 11h, no Hotel Crowne Plaza, em Assunção, com a participação de representantes dos Ministérios da Saúde, da Agricultura e Pecuária, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, bem como do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (SENACSA), Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Hortaliças e Sementes (SENAVE), a Universidade Nacional e diversas sociedades científicas.

Resistência Antimicrobiana (RAM)

A carteira de saúde detalha que a resistência antimicrobiana põe em risco a eficácia da prevenção e tratamento de um número crescente de infecções causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas.

A RAM ocorre quando microrganismos (bactérias, fungos, vírus e parasitas) sofrem alterações quando expostos a antimicrobianos (antibióticos, antifúngicos, antivirais, antimaláricos ou anti-helmínticos, por exemplo). Os microrganismos resistentes à maioria dos antimicrobianos são conhecidos como ultrarresistentes.

Como resultado, os medicamentos tornam-se ineficazes e as infecções persistem no corpo, aumentando o risco de propagação para outras pessoas.

A resistência antimicrobiana representa uma ameaça crescente à saúde pública global e requer ação de todos os setores do governo e da sociedade.

Portanto, durante esta semana todos estão convidados a aderir à campanha de sensibilização sobre a RAM, para mostrar o seu compromisso com a resistência antimicrobiana. Da mesma forma, serão realizados diversos eventos de formação em hospitais, centros de saúde e outros espaços públicos.

O Ministério da Saúde convida você a aderir à campanha e ajudar a divulgar a importância deste problema global. Juntos podemos fazer a diferença!

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo