A construção da sala de mamografia em Alberdi avança
Assunção, Agência IP.- Representantes da Saúde Pública verificaram a construção da futura sala de mamografia do Hospital Distrital de Alberdi, no departamento de Ñeembucú, que dará cobertura a cerca de 5.000 mulheres do distrito e arredores.
A infraestrutura é administrada pela Prefeitura de Alberdi e contará com espaços adequados para atendimento aos pacientes, incluindo sala de espera, sala de mamografia e sala de controle.
A estimativa é que as obras sejam concluídas nos últimos dias de dezembro deste ano, segundo relatório do Ministério da Saúde Pública.
O espaço contará com um mamógrafo para prestar serviços de diagnóstico por imagem de alta qualidade. Se conectará digitalmente com especialistas de Assunção, por meio da telemedicina.
A verificação foi realizada pelo Dr. Jorge Arnaldo Espínola, diretor regional, acompanhado pelo Dr. Gustavo Calcena, diretor do hospital distrital, responsáveis de saúde e da Direção Regional de Cuidados de Saúde Primários.
A detecção precoce é fundamental
Embora o câncer de mama seja uma doença que afeta principalmente mulheres com 50 anos ou mais, o diagnóstico precoce pode salvar vidas, por isso é recomendado a realização de um estudo de mamografia, indicado para pessoas com 40 anos ou mais, e caso apareçam alguns sinais de alerta. aparecer antes da idade indicada, é imprescindível a realização do referido estudo e avaliação do especialista.
É importante lembrar a validade da Lei nº 6.211/18, que estipula afastamento remunerado de dois dias para realização de exames de Papanicolau e mamografia.