Paraguai

Cirurgias Pediátricas “Mitã Vy´arã” levam esperança a mais de cem crianças de Canindeyú

Assunção, Agência IP.- As cirurgias pediátricas serão totalmente gratuitas e serão realizadas entre esta sexta e sábado, 16 de novembro, no Hospital Regional de Saltos del Guairá. Beneficia cerca de 150 crianças que receberam atendimento prévio às cirurgias em um dia solidário em Saltos del Guairá. O programa permite que as famílias tenham acesso a procedimentos cirúrgicos sem ter que se deslocar para outras regiões do país, informa o Ministério da Saúde Pública.

Esta iniciativa é desenvolvida em coordenação com a Sociedade Paraguaia de Cirurgia Pediátrica para tratar hérnias, cistos e outras patologias, a fim de melhorar a qualidade de vida da população infantil, com cirurgias ambulatoriais que lhes permitam recuperar a saúde sem grandes viagens.

Neste contexto, o Hospital Regional de Saltos del Guairá tornou-se o epicentro de esperança para uma centena de crianças e adolescentes do departamento de Canindeyú, que compareceram com suas famílias para receber pré-consultas no âmbito do programa Mitã Vy´arã, com o acompanhamento da Ministra da Saúde, María Teresa Barán.

O ministro conversou com os médicos e agradeceu profundamente o empenho deles, bem como a iniciativa da Sociedade Paraguaia de Cirurgias Pediátricas, que realiza este tipo de atividades em Canindeyú.

Barán expressou que isso mostra que quando se faz um trabalho em equipe articulado, mais pode ser alcançado. Afirmou que, como Ministério da Saúde, acompanha e apoia a iniciativa, para que estas crianças tenham acesso a infra-estruturas, pessoal hospitalar, insumos, medicamentos e equipamentos de alta complexidade.

Com as pré-consultas realizadas ontem, procuramos recrutar pacientes que necessitem de intervenção cirúrgica, garantindo que os casos selecionados recebam tratamento atempado e adequado. O programa também busca reduzir a fila de espera para cirurgias pediátricas na região.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo