Carmen del Paraná se mobiliza contra arboviroses
Assunção, Agência IP.- Foi realizada uma intervenção comunitária no distrito de Carmen del Paraná, departamento de Itapúa, com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Os bairros beneficiados com esta mobilização foram San Blas, San Roque, Loma Clavel, San Isidro e Conjunto Habitacional, onde foram visitados 586 imóveis localizados em 52 quadras.
As brigadas conseguiram inativar 513 criadouros e focaram em orientar os proprietários sobre a maneira correta de realizar a fiscalização em suas residências, desde o descarte adequado de todos os recipientes em uso e o descarte correto de objetos inúteis.
Quanto aos tipos de criadouros encontrados, 68% correspondem aos inúteis (garrafas, latas, baldes descartáveis), 27% aos elementos úteis (calhas, bebedouros para animais) e 5% aos naturais como ocos de árvores e folhas. axilas.
O Ministério da Saúde Pública, através das suas diferentes agências locais e nacionais, trabalha no âmbito da campanha “Esyryry ñati’û”, buscando a capacitação dos cidadãos na luta contra o vetor transmissor da dengue, Zika e chikungunya.
A referida atividade envolveu o Serviço Nacional de Erradicação da Malária (Senepa), o município local, o Colégio Militar de Suboficiais do Exército (Comisoe) e escolas locais unindo forças para enfrentar o vetor transmissor da dengue, Zika e chikungunya.