Paraná

Com agenda cheia, espaços culturais do Estado vão abrir nos feriados de novembro


Os espaços culturais pertencentes ao Governo do Estado são uma ótima alternativa para quem quer aproveitar os feriados de novembro em Curitiba. Tanto o da Proclamação da República, no dia 15, quanto da Consciência Negra, dia 20, os museus e equipamento administrados pela Secretaria da Cultura do Paraná (SEEC) estarão de portas abertas e com muitas atividades gratuitas para públicos de diferentes idades e gostos. Apenas a Biblioteca Pública do Paraná terá horário de funcionamento especial e estará fechada de quinta (14) a sábado (16). 

Além da agenda de espetáculos no Centro Cultural Teatro Guaíra e grandes exposições em cartaz, um dos destaques da agenda cultural desta semana são as atividades que marcam o Mês da Consciência Negra, promovendo reflexões sobre a luta antirracista e a celebração da cultura afro-brasileira. Serão mostras, exposições, visitas mediadas, ciclos de conversa, exibição de filmes e muito mais.  

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Jornal Cândido – O periódico online “Cândido”, edição 155, está disponível, com uma reportagem especial sobre como grandes autores tiveram seus escritos impactados pelo extrativismo ambiental no Brasil, causado pela prática da cafeicultura, principalmente na Floresta da Tijuca (RJ), cenário de textos de Clarice Lispector, Monteiro Lobato e José de Alencar. Ainda, na retranca, uma prateleira de livros que inspiraram o tema da reportagem.

A publicação também traz uma entrevista com Mariana Carolo, que está lançando o livro “Meridiano Infinito: Notas de David Foster Wallace”, pela editora Madame Psicose, um ensaio sobre a influência de Cormac McCarthy nos textos de Wallace; os relatos da paranaense Almira Maria Maciel, militante histórica do Movimento Negro Unificado (MNU), para a série Mulheres contra a Ditadura; um ensaio de Adriana Tulio Baggio sobre a obra de Carolina Nabuco (1890-1981), escritora e tradutora brasileira, além de muitos outros conteúdos inéditos.

Ler junto – Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 18, para marcar o mês da consciência negra, é “Pai contra Mãe”, de Machado de Assis, no Auditório da BPP.

Exposição “A Lobo” – Permanece no hall térreo até 30 de novembro, no horário de funcionamento da BPP. A exposição é dos desenhos e ilustrações de crianças e pais, participantes do “A Lobo”, que faz parte do projeto cultural de Maira Pires de Castro. As artes também estão presentes no livro “A Lobo”, que retrata, a partir da visão dos pequenos, uma narrativa intimista sobre bem-estar das comunidades curitibanas, tais como saúde mental, a criação de um diálogo coletivo não-violento e a importância de uma educação infantojuvenil que priorize a inteligência emocional e independência intelectual.

Mostra BIPAC – Na segunda (18) e terça-feira (19), a Unespar apresenta os resultados da 1.ª edição do Programa de Bolsas de Incentivo à Produção Artístico-Cultural (BIPAC), dos projetos desenvolvidos pelos estudantes nas modalidades de: artes visuais, audiovisual, dança, literatura, música, performance e teatro. Programação:

Segunda-feira, no Auditório

10h – Abertura e exibição do documentário “Marmitas da terra” de José Eduardo Pereira.

14h – Performance musical “No arco do tempo: diálogos entre a guitarra elétrica e o berimbau”, com Isaac Dias e Dalila Lopes.

14h30 – Apresentação teatral a partir da pesquisa “O teatro como aprimoramento técnico da oratória e da interpretação textual”, de Moryan Gabriel Randig Marques.

15h – Exibição audiovisual “LEMINSKIZADOS: Uma imersão na poesia de Paulo Leminski”, de Janaína de Assis da Silva.

15h30 – Performance musical “Banda Patafísica em ‘Socorram-me! Os Paranoicos Estão Me Seguindo!”, de Pedro Carregã.

16h – Bate-papo com Isaac Dias, Moryan Marques, Janaína de Assis e Pedro Carregã.

Terça-feira, no Coworking

10h – Exposições de artes visuais: “Coloridos por natureza”, de Bianca Stella; “Raízes Ocultas: Culturas Indígenas e seus Direitos Humanos”, de Ruama Riciery Garcia Torres; “Futuro ancestral: do grafismo ao grafitte”, de José Daniel. Em seguida, às 11h, bate-papo com os artistas.

11h30 – Contação de histórias e lançamento de livro infantil do projeto “Caixeta Fandangueira: economia familiar sustentável”, de Fátima Pires Machado dos Santos.

Programação especial Novembro Negro – Para marcar o Mês da Consciência Negra, celebrado no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, haverá uma série de eventos especiais. Algumas atividades ainda estão com datas e horários em definição e serão divulgadas em breve nos canais de comunicação da Biblioteca Pública do Paraná e da Secretaria de Cultura.

Estante Afro Maria Águeda – Monumento que reúne mais de 500 títulos de temática e autoria negras, permanece no Hall Térreo da Biblioteca, um espaço com maior visibilidade. As obras, com curadoria da Editora Humaita, estão disponíveis para empréstimo ou consulta local.

Roda de conversa com Rei Seely e Richard Roch – Os escritores conversam sobre a valorização da cultura e literatura haitiana, com mediação da escritora e tradutora Julia Raiz. É na terça-feira, dia 19, às 17h, no Hall Térreo.

Lançamento de quatro livros de integrantes do coletivo Pretas com Poesia – No dia 27 de novembro, às 18h, o coletivo Pretas com Poesia relança os livros “Pretas com Poesia”, “Prima Mulier”, de Jô Macario, e lança “A Mulher de Mil Nomes”, de Sueli Crespa, e “Cemitério de Coisas Vivas”, de Evelin Moreira.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

“Estão Todos Bem” | Classificação: +12 | Duração: 1h 39 minutos

“Gente Grande” | Classificação: +12 | Duração: 1h 42 minutos

“A Escalada” | Classificação: +14 | Duração: 1h 41 minutos

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Funcionamento especial – Devido ao feriado nacional da Proclamação da República e à adesão ao adiamento do feriado facultativo do Dia do Servidor Público, a Biblioteca Pública do Paraná estará fechada na quinta-feira (14), sexta-feira (15) e sábado (16). As atividades culturais serão retomadas na segunda-feira (18), a partir das 8h30.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

Quarta Pública – No dia 13 de novembro, a Quarta Pública do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) oferece uma oficina especial para celebrar o Mês da Consciência Negra. Com o tema “Quais são os artistas negros que te inspiram?”, a atividade busca homenagear a contribuição de artistas negros, resultando em uma obra coletiva criada pelos participantes. A oficina acontece na sala 09, no MAC no MON, a partir das 14h30. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia.

Prorrogação – Exposição “Coletiva” – A mostra “Coletiva” na Sala Aberta do MAC Paraná segue em cartaz até 31 de janeiro de 2025. Desde abril, a sala 9 do Museu Oscar Niemeyer foi transformada em um espaço de criação, onde artistas convidados compartilham seu processo com o público. A exposição apresenta trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Curadoria de Carolina Loch e Joanes Barauna.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) 

Exposição “Segredos da Cor” – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até janeiro de 2015 na Sala Rotativa. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entre as peças estão oito estandartes que desconstroem a herança colonial e oferecem um novo olhar sobre a sociedade brasileira. Cecifrance ressignifica esses emblemas, tornando-os instrumentos de luta antirracista. Entrada Gratuita.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) 

Exposição “Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.

Música – Na quarta (13), às 18h, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos, parceria entre MIS-PR e Unespar, terá sessão aberta de Jam. Entrada livre e gratuita.

Museu Paranaense (MUPA)

Em novembro, Mês da Consciência Negra, o Museu Paranaense (MUPA) celebra a cultura afro-brasileira e evidencia as resistências contra a discriminação racial, preparando um circuito especial de visitas guiadas chamado “Deste lugar de onde vejo”, criando novos diálogos entre as exposições em cartaz. As mediações, para todas as idades, perpassam a ancestralidade, cultura e resistências do povo negro, evocando questões importantes para refletir sobre o museu como espaço de produção de memórias e cultivo de uma sociedade mais justa, inclusiva e antirracista.

As mediações acontecem aos fins de semana, nos sábados, dias 23 e 30, e domingos, dias 17 e 24 de novembro. Aos sábados, as visitas iniciam às 14h30 e aos domingos às 11h. O circuito tem duração de 1h30, é gratuito e não necessita inscrição prévia para participar.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Mediação | Alex Flemming 70 Anos – No dia 13 de novembro, quarta-feira de entrada gratuita, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece uma visita mediada à exposição na sala 3, às 15h, com intérprete de Libras. A atividade é gratuita e aberta a todos os públicos, sujeita à lotação. Para participar, basta comparecer ao local no horário programado. A visita, que inclui 80 obras produzidas entre 1982 e 2023, convida o espectador a refletir sobre as fronteiras da representação e da identidade. Os participantes que desejarem declaração de horas devem assinar a lista de presença e solicitar o documento posteriormente pelo e-mail educativo@mon.org.br.

Em cartaz – Estão em cartaz no museu “Alex Flemming 70 Anos”; “German Lorca, Mestre da Fotografia”; “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

“Stand Up Raiz” – Pioneiros do Stand Up no Brasil, os humoristas Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho se juntam para o melhor do Stand Up no mesmo show. A história dos humoristas se mistura com a história do Stand Up Comedy. Os três seguem entre os maiores comediantes da cena brasileira, sempre com shows lotados por onde passam.

Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho se revezam no palco apresentando seus textos, e se juntam para uma resenha divertida ao final do espetáculo. Em 2020, os três uniram forças e criaram o show “Stand Up Raiz”, com a proposta de resgatar o estilo das tradicionais noites de comédia que têm apenas um objetivo: fazer o público dar muita risada. A apresentação ocorrerá na sexta (15) às 20h . Ingressos pelo Diskingresso.

30º Festival Nacional de Danças Ucranianas – O espetáculo tem início com o anfitrião Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, em seguida cada grupo ucraniano traz uma dança para abrilhantar a noite e o Poltava volta ao palco para encerrar o show. A apresentação ocorrerá no sábado (16) às 19h30. Ingressos pelo Deu Balada.

José Maria Santos

Projeto “Espanto” – A nova obra, dirigida por Sueli Araujo, propõe uma reflexão sobre o espaço político da mulher a partir da experiência na resistência à ditadura militar brasileira entre 1964 e 1985. Ao longo da peça, o público é convidado a mergulhar no ESPANTO também enquanto um afeto, que move a companhia a vasculhar o passado recente para encontrar a mulher-política como protagonista da busca de outros sentidos e formas de viver no presente. As apresentações acontecem na quarta (13), quinta (14) , sexta (15) , sábado (16) todas às 20h e domingo (17) às 19h. Ingressos a partir de R$ 10,00

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Agência de Notícias do Paraná

Agência Estadual de Notícias do Estado Paraná

Leia também

Você viu essa matéria?
Fechar
Botão Voltar ao topo