Foz do Iguaçu

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal

Jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade adequada ou nunca frequentaram a escola podem se matricular em uma das seis unidades de ensino da rede municipal que ofertam a EJA (Educação de Jovens e Adultos). A modalidade corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 5º). Para iniciar o ano letivo em 2025, as matrículas podem ser efetivas de 11 a 13 de novembro.

As matrículas devem ser feitas nas secretarias das seguintes escolas: Padre Luigi Salvucci (Vila C Nova), Jorge Amado (Cidade Nova),João Adão da Silva (Lagoa Dourada), Emílio de Menezes (Morumbi), Érico Veríssimo (Jardim São Paulo) e Vinicius de Moraes (Jardim das Flores).

A idade mínima para frequentar a EJA é de 15 anos completos. Para a matrícula, é necessário apresentar o RG, o CPF, comprovante de residência e histórico escolar (quando possuir). O horário de atendimento nas secretarias é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

As aulas da EJA são ofertas nestas seis escolas, de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 21h30. Os alunos também recebem o jantar, durante o intervalo das aulas.

A coordenadora pedagógica da EJA, Valdirene dos Santos, explica que quando o aluno não conta com histórico escolar, é realizada uma avaliação diagnóstica para verificar o grau de domínio, competências e habilidades necessárias. “Com essa avaliação, conseguimos inserir o aluno na etapa correta. Pessoas que nunca frequentaram a sala de aula são inseridas na primeira etapa, para a fase de alfabetização”.

A grade curricular da EJA compreende as disciplinas de português, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. “As matrículas para a EJA seguem abertas o ano todo, mas quanto mais cedo o aluno buscar a secretaria da escola, mais rápida será a conclusão dos estudos”, explicou Valdirene. A conclusão pode variar entre dois e três anos, a depender da evolução do aluno.

AMN Foz do Iguaçu

(AMN) Agência Municipal de Notícias de Foz do Iguaçu

Leia também

Botão Voltar ao topo