Foz do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu lançará trilha às margens do Rio Iguaçu: conheça a Ytepopo

O Parque Nacional do Iguaçu, famoso mundialmente por abrigar as Cataratas do Iguaçu, inaugura nesta quinta-feira, 31 de outubro, a Trilha Ytepopo, um percurso inédito e totalmente imerso na floresta da Mata Atlântica. A trilha oferece 5km de caminhada para os visitantes, com cenários espetaculares, às margens do Rio Iguaçu. O acesso à nova atração está incluso no ingresso regular do parque.

Trilha Ytepopo – Esse novo trajeto, incluído no ingresso do parque, conta com um percurso de 5km e um tempo estimado de uma hora e 40 minutos para ser concluído. O diferencial dessa nova trilha é ser às margens do Rio Iguaçu, onde o visitante poderá caminhar e acompanhar o volume e fluxo d’água, que se direciona para desaguar e formar a Maravilha Mundial da Natureza, as Cataratas do Iguaçu.

Com início no Espaço Porto Canoas, ao percorrer a Trilha Ytepopo o visitante consegue compreender a dimensão de um dos maiores rios do estado do Paraná, observando no horizonte a largura e imponência da “água grande”, significado da palavra “Iguaçu” em tupi-guarani. A Trilha Ytepopo também permite aos aventureiros observarem os detalhes da fauna e da flora desse Patrimônio Mundial Natural.

Ao final do percurso, a Trilha Ytepopo se conecta com o Caminho das Bananeiras, pelo qual os visitantes podem caminhar até chegar à Rodovia das Cataratas, onde encontram o ponto de embarque nos ônibus da concessionária, podendo retornar ao Centro de Visitantes ou seguir em direção às Cataratas.

Como acessar – O início da Trilha Ytepopo está localizado no Espaço Porto Canoas, próximo ao ponto de embarque de retorno do passeio tradicional da Trilha das Cataratas. Alternativamente, os visitantes podem descer no ponto do Macuco Safari e seguir pelo Caminho das Bananeiras por aproximadamente um quilômetro, acessando a Trilha Ytepopo pelo sentido inverso e concluindo o percurso no Espaço Porto Canoas.

Funcionamento e recomendações – A Trilha Ytepopo pode ser utilizada todos os dias, das 9h às 14h30. A entrada está incluída no ingresso regular do parque. Para todas as trilhas e caminhos do Parque Nacional do Iguaçu, é indicado o uso de roupas apropriadas para atividades físicas, leves e confortáveis, além de calçados fechados. É recomendado também passar protetor solar e repelente, junto com itens como boné e óculos.

Por que o nome Ytepopo? – O nome Ytepopo vem do tupi-guarani, idioma tradicional dos povos originários que habitavam a região do Parque Nacional do Iguaçu, e era como os nativos nomeavam o local das Cataratas do Iguaçu. A etimologia diz que “Y” é “rio” ou “água”, “te” é uma sílaba de ligação e “po” é “salto”. A repetição tem significado superlativo, representando intensidade ou quantidade, ou seja, “rio que pula e pula”, “rio que salta”, “rio que salta muito” ou “rio de muitos saltos”.

Visite o Patrimônio Mundial Natural – Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente, pelo site oficial (www.cataratasdoiguacu.com.br), com escolha do dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas.

Para mais informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, entre em contato com a Naipi, assistente virtual do parque, pelo WhatsApp: 45 3521-4438.

Serviço
Lançamento da Trilha Ytepopo – Parque Nacional do Iguaçu
Data da inauguração: 31 de outubro de 2024
Distância da trilha: cinco quilômetros
Funcionamento: todos os dias
Horário de acesso: das 9h às 14h30
Duração estimada: uma hora e 40 minutos

Crédito das fotografias: Nilmar Fernando

Mais informações
contato@catarataspni.com.br
www.cataratasdoiguacu.com.br

(Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu)

Portal Fronteira

O Portal Fronteira celebra as maravilhas da fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, a mais movimentada da América do Sul. Destaca os aspectos positivos, a diversidade cultural e paisagens deslumbrantes, servindo como uma vitrine virtual para turismo, iniciativas locais e boas ações.

Leia também

Botão Voltar ao topo