Relação comercial entre Paraguai e Emirados Árabes Unidos com recuperação significativa no último ano

Assunção, Agência IP.- Desde a abertura do escritório do adido comercial no Oriente Médio, em fevereiro de 2023, mais produtos paraguaios entraram no mercado dos Emirados, como erva-mate, moda de alta costura, árvores de samu’u, sementes de algodão, entre outros.
A adida comercial do Vice-Ministério de Rediex do MIC, Paola Subeldía, nos Emirados Árabes Unidos, comentou o trabalho que tem sido realizado para abrir mais produtos paraguaios no mercado dos Emirados, bem como a atração de investidores para o país.
Nesse sentido, destacou que desde a abertura do adido comercial da Rediex nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro de 2023, as exportações do Paraguai para aquele país aumentaram substancialmente, com destaque para grãos e sementes entre os produtos.
Também há exportações de produtos inéditos, como árvores de samu’u, erva-mate e vestidos de alta costura.
Ele destacou como fato histórico as primeiras exportações de caroço de algodão para Catar, Arábia Saudita e, em breve, Emirados Árabes Unidos. “Desde a abertura do escritório comercial lá tivemos um aumento de 170% nas exportações do Paraguai para os Emirados Árabes Unidos”, destacou.
Quanto às importações provenientes deste mercado, o adido comercial explicou que o Paraguai adquire principalmente petróleo e seus derivados dos Emirados.
Atração de investimentos
Da mesma forma, falou sobre a recente visita de empresários dos Emirados Árabes Unidos ao Paraguai, especificamente do grupo Streit, que tem interesse em investir no setor automotivo, incluindo a fabricação de veículos táticos e barcos blindados.
Ele indicou que a visita foi positiva, pois os empresários ficaram impressionados com as oportunidades e benefícios que o Paraguai oferece, segundo relatório do Ministério da Indústria e Comércio (MIC).
Da mesma forma, recomendou que os empresários paraguaios interessados em fazer negócios com empresas dos países do Golfo procurem assessoria através da Rediex e da Embaixada do Paraguai, enfatizando a importância de contar com assessoria especializada e realizar a devida diligência nas empresas no estabelecimento de relações comerciais.