Paraguai

Anunciada semana decisiva para o início da Fase B da Defesa Costeira do Pilar

Assunção, Agência IP.- O Governo do Paraguai. Através do Ministério das Obras Públicas e Comunicações, promove a construção da Fase B da Defesa Costeira do Pilar, um projecto crucial avaliado em mais de G. 372.000 milhões.

A chamada, denominada “Construção do Sistema de Esgoto Pluvial e Sistema de Drenagem de Esgoto e Estação de Tratamento de Águas Residuais” com ID nº 453.470, visa dar continuidade à bem-sucedida Fase A, que já dotou a cidade de um sistema abrangente de controle de água contra enchentes.

Neste enquadramento, a Unidade Operacional de Contratação da MOPC espera a recepção das propostas na quarta-feira, dia 23 de Outubro, para fiscalização, e na sexta-feira, dia 25, para as obras a realizar, ambas na Mesa de Entrada Única do edifício central, às 1:00h. 00h00.

A Defesa Costeira Pilar representa uma solução definitiva para as inundações históricas causadas pelas enchentes do rio Paraguai e do córrego Ñeembucú, consolidando-se como uma obra de infraestrutura crucial para o desenvolvimento sustentável da capital do departamento de Ñeembucú.

Escopo do projeto

Esta nova etapa inclui a construção de uma extensa rede de infraestrutura que inclui 13.738 metros lineares de galerias pluviais e 136.567 metros de tubulações de drenagem de esgoto. Além de 25 estações elevatórias, uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e um emissário subfluvial que se estenderá por 300 metros sobre o Rio Paraguai. O projeto tem prazo de execução de 24 meses, com possibilidade de prorrogação até 2027.

A previsão é que as obras tenham início no final deste ano ou início de 2025, gerando um impacto significativo no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida da região.

Esta componente insere-se num plano abrangente que incluirá uma futura Fase C, que contempla a construção de uma avenida costeira de 12 quilómetros e de um parque linear, cujo concurso está previsto para 2025.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo