Paraguai

Outubro Rosa: Ciudad Mujer com horário estendido e controles preventivos são incentivados





Assunção, Agência IP.- No Centro Feminino da Cidade Villa Elisa, foram ampliados os dias de realização de exames mamográficos para detecção precoce do câncer de mama, com horários matinais, vespertinos e aos sábados. Até agora, este ano, foram detectados 22 casos no centro e as mulheres são instadas a realizar exames.

A coordenadora do Módulo de Saúde Sexual e Reprodutiva, Valéria Vega, lembrou que as mulheres têm dois dias livres de trabalho para realizar mamografia e exame de Papanicolau, de acordo com a Lei 6.122.

Além disso, o Ministério da Saúde autorizou que todas as mulheres com mais de 40 anos possam realizar os estudos sem necessidade de pedido médico.

No Centro Ciudad Mujer, além da disponibilidade de estudos, existe uma área de atendimento para crianças a partir de 3 anos para que as mulheres possam concluir os estudos. Essa área também funciona aos sábados, disse ele em entrevista à TV Paraguai.

«São estudos de grande procura durante todo o ano. Mas se nós, mulheres, chegarmos a Outubro e não o fizermos, é altura de o fazermos. Que todos possamos fazer parte desta saúde preventiva”, disse ela.

No Centro Ciudad Mujer, mais de 2.000 mamografias foram realizadas até agora neste ano e 22 casos de câncer de mama foram detectados. O diagnóstico precoce permite evitar complicações daquela que é a principal causa de morte por cancro nas mulheres.

O Centro Ciudad Mujer está localizado em Villa Elisa, na Virgen del Carmen, entre 16 de Julio e Avda. As linhas de transporte público de passageiros que chegam ao CCM são as 15-1; 15-4; 38; 119; e 49.








Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo