INCAN implementará plano piloto de testagem tripla para detecção de câncer
Assunção, Agência IP.- O Ministério da Saúde Pública informa que o Programa Nacional de Controle do Câncer, dependente do Instituto Nacional do Câncer (INCAN), vai viabilizar na próxima terça-feira, 8 de outubro, o plano piloto de exame triplo em um dia, que inclui mamografia, exame de HPV e sangue oculto. teste, para detecção precoce de câncer de mama, colo do útero e colorretal.
Este serviço será destinado principalmente a mulheres com idade igual ou superior a 40 anos, que não necessitam de prescrição médica para agendamento desses exames. O agendamento será feito presencialmente no PRONAC, dentro do INCAN, às terças e sextas-feiras, das 08h00 às 09h00, durante todo o mês de outubro.
O plano piloto consiste em um exame triplo realizado em um dia e inclui mamografia, exame de HPV e exame de sangue oculto, para detectar precocemente câncer de mama, colo de útero e colorretal.
Os interessados poderão dirigir-se à sede do PRONAC nas dependências do INCAN, para agendamento às terças e sextas-feiras, das 8h às 9h, onde serão orientados para os estudos.
O requisito para a realização do exame de sangue oculto é não ter histórico familiar de câncer colorretal ou sangramento com matéria fecal; Para o teste de HPV, eles não devem apresentar sangramento genital ativo e não ter relações sexuais há 48 horas.
Para este plano piloto e melhor atendimento, será instalada uma clínica móvel no pátio do hospital.