Esta tarde, o Paraguai testemunhará um eclipse solar parcial: recomendações para aproveitá-lo com segurança
Assunção, Agência IP.- Hoje, quarta-feira, 2 de outubro, o Paraguai testemunhará um eclipse solar parcial, fenômeno em que a Lua se coloca exatamente entre a Terra e o Sol, obscurecendo parcialmente a luz solar. Nicolás Masloff, astrônomo paraguaio, destacou em entrevista exclusiva à nossa mídia, a importância do evento tanto para a ciência quanto para o público em geral.
“É um fenômeno muito importante porque permite aos astrônomos estudar características da superfície solar e da borda lunar com maior precisão, além de ser sempre uma oportunidade de aprender e presenciar um espetáculo da natureza”, explicou Masloff.
No Paraguai, o eclipse será visível em diferentes graus em todo o território, sendo mais notável no sul do país. No departamento de Itapúa, por exemplo, é esperada uma ocultação de 20%. O evento começará por volta das 15h39, com pico por volta das 16h37 e terminando por volta das 17h29.
Enquanto isso, no sul da Argentina e no Chile, o eclipse será visível como um eclipse anular. Masloff explicou que neste caso “a Lua está posicionada exatamente oposta ao centro do Sol, mas, como a Lua está localizada em um ponto distante em sua órbita ao redor da Terra, ela não pode esconder completamente a nossa estrela, mas em vez disso produz o ‘anel efeito de fogo.
O astrônomo alertou sobre os perigos de observar o fenômeno sem a proteção adequada: “Para observar um eclipse com segurança, a fim de evitar danos à visão, é necessário ter filtros projetados especificamente para eclipses, que bloqueiem a luz UV e IR. Sol, e permitir a passagem de apenas uma pequena porcentagem da luz visível.
Masloff alertou sobre os métodos de observação domiciliar, como óculos escuros ou raios X: “Eles nos enganam, pois a imagem parece segura, mas não bloqueiam os raios UV e IR, e isso pode causar danos significativos à retina do olhos.”
Para quem não dispõe dos materiais adequados, recomendou acompanhar as transmissões ao vivo que serão realizadas de diversos pontos da América do Sul, como alternativa segura e educativa.
Além disso, está prevista uma reunião de observação na Costanera de Assunção, organizada pela Diretoria de Ação Cultural do Município de Assunção. O evento, de acesso gratuito, decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, embora esteja sujeito às condições meteorológicas. “Se o céu estiver nublado, ou pior, chover, a reunião é suspensa”, concluiu Masloff.
Os eclipses solares, embora espetaculares, não têm efeitos negativos no planeta ou nos seres humanos, desde que sejam seguidas as recomendações de segurança para a sua observação.