Paraguai

Legado de Roa Bastos entrou na “Caixa de Letras” do Instituto Cervantes

Assunção, Agência IP.- Objetos pessoais do mais renomado escritor paraguaio entraram nesta terça-feira na “Caja de las Letras” do Instituto Cervantes, considerada o “Olimpo” dos escritores de língua espanhola.

Augusto Roa Bastos entra no site como um exemplo do seu legado, “um exemplo a favor da liberdade e dos direitos humanos tanto no seu país como no exílio”, disse o diretor do Instituto Cervantes, Luis García Montero.

Os objetos inscritos contêm parcialmente os óculos de Roa Bastos, a primeira edição de “Yo El Supremo”, sua jaqueta, livros que dedicou a escritores como Gabriel Casaccia, Carlos Fuentes e Mario Vargas Llosa, e cartas endereçadas a seu pai, Lucio, e sua filha, Mirta.

O evento contou com a participação da filha de uma famosa escritora conterrânea, Mirta Roa, que destacou que o legado recebido serve como “lembrança do poder das ideias dos livros e da memória”. No caso dos três livros, tratam-se de obras da biblioteca pessoal de Roa Bastos recuperadas há 40 anos e consideradas perdidas.

Também participaram do evento o embaixador do Paraguai na Espanha, Justo Pastor Apodaca, a escritora paraguaia e assessora do Cabildo Ana Martini, o escritor nicaraguense e ganhador do Prêmio Cervantes 2017, Sergio Ramírez, e o escritor especializado em Roa, Paco Tovar.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo