Alto Paraná terá 21 novas USF
Os departamentos do Centro e Alto Paraná terão 42 novas Unidades de Saúde da Família (USF), 21 cada uma, financiadas pela Itaipú Binacional. O lançamento oficial foi realizado nesta segunda-feira, 4 de maio, no Palácio do Governo e foi liderado pelo presidente da República, Mario Abdo Benítez, acompanhado por Ernst Bergen, diretor geral paraguaio de Itaipú; e por Julio Mazzoleni, ministro da Saúde. Além disso, o chefe de estado, por videoconferência, comunicou-se com os governadores do Alto Paraná, Roberto González; e da Central, Hugo Javier González.
O lado paraguaio do binacional alocará G. 58.552 milhões no total para fornecer infraestrutura e equipamentos aos novos centros de saúde. Mais de 160.000 residentes serão beneficiados nos dois departamentos, e a Itaipu dobra o investimento que vem realizando em favor do fortalecimento da atenção primária à saúde no país.
LOCALIZAÇÃO DAS NOVAS USFS
Na Central 21, serão construídos centros de assistência e as cidades beneficiadas serão: Luque, San Lorenzo, Ñemby, Capiatá, San Antonio, Ypané, Itauguá, J. Augusto Saldívar, Itá e Nueva Italia. A mesma quantidade será construída no Alto Paraná, nas cidades de: Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandarias, Juan Leão Mallorquín, Minga Guazú, Naranjal, Raúl Peña, Santa Rita, Itakyry, San Alberto e Juan E. O’Leary.