Paraguai

Grande sucesso no Festival Nacional das Comunidades em Hohenau

Assunção, Agência IP.- A cidade de Hohenau, considerada a “capital dos imigrantes”, celebrou neste fim de semana a 12ª edição do Festival Coletivo Nacional, com três dias para desfrutar da rica cultura e da gastronomia e bebidas tradicionais das 10 nações que compõem esta comunidade do departamento de Itapúa.

Foram três dias com atividades como desfile comunitário, coroação da nova rainha do evento e shows diversos. O Parque das Nações da cidade foi o palco principal.

O Presidente da República, Santiago Peña, destacou este grande acontecimento com uma saudação e reconhecimento através das suas redes sociais; “Grande sucesso no Festival Nacional das Comunidades de Hohenau. Foi um encontro cheio de cores, tradições e emoções, onde celebramos aqueles que fizeram do Paraguai a sua casa, contribuindo com suas culturas e sonhos para o crescimento do nosso país. Parabéns Hohenau”, disse ele.

Durante o primeiro dia foi realizada a apresentação artística dos Cinco Coletivos, juntamente com as rainhas que representarão as diferentes nações. Haverá também a participação do Balé Municipal de Hohenau, e de grupos musicais como The Nemesis, Los Menchos del Chamamé, Karine y Felipe, Los Kalas e o grupo Senderos.

No sábado, 28 de setembro, a festa começou mais cedo, às 15h, com o Desfile Coletivo, onde participarão contingentes do Paraguai, Polônia, Itália, Alemanha, Brasil, Japão, Suíça, Argentina, Ucrânia e Bélgica. Haverá também uma Apresentação Artística de Cinco Comunidades e a tradicional “Mensagem das Rainhas”. Também se apresentaram o Balé San Ignacio e um concerto com grupos como M-Folk, Marcos Kasanetz e Los Calaveras, e Samba Move, do Brasil.

No domingo, 29 de setembro, o evento foi encerrado com a “Noite das Rainhas” e a coroação da nova soberana do Festival Nacional de Coletivos. Houve também apresentação coreográfica e trajes típicos das nações, e o Elenco Artístico das Nações, além da Orquestra Hohenau, artistas convidados como Samba Move, Laura Cáceres e grupo, também uma homenagem ao rock argentino com participação do famosa banda de pop rock “Los Rancheros”, que deu o toque final ao encerramento do evento.

O evento foi transmitido integralmente ao vivo pela TV Paraguai, integrante da mídia estatal do Ministério de Tecnologias de Informação e Comunicação (Mitic).

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo