PIB fechou o primeiro semestre com crescimento de 4,6%
Assunção, Agência IP.- O Produto Interno Bruto (PIB) do país fechou o segundo trimestre do ano com um aumento de 4,8% em termos homólogos, que acumulou um crescimento de 4,6% no final do primeiro semestre de 2024, segundo o último relatório do Banco. Central do Paraguai.
De acordo com os detalhes do relatório, os desempenhos registados nos serviços, na indústria transformadora, na construção, na pecuária e, em menor medida, na agricultura tiveram um impacto positivo.
O setor dos serviços registou um aumento interanual de 6,2% no segundo trimestre de 2024, acumulando assim um crescimento de 5,6% no final do primeiro semestre de 2024.
A atividade transformadora registou um crescimento interanual de 5,8% face ao mesmo trimestre de 2023, enquanto a variação acumulada no final do primeiro semestre atingiu um crescimento de 5,6%.
O setor da construção registou um aumento homólogo de 4,7% no segundo trimestre de 2024, acumulando assim um crescimento de 1,2% no final do primeiro semestre de 2024.
A pecuária registou um desempenho homólogo favorável, explicado pelo maior nível de abate de bovinos, aves e suínos e, em menor medida, pela maior produção de leite cru e ovos. Da mesma forma, as atividades florestais, pesqueiras e mineiras também apresentaram resultados positivos no segundo trimestre de 2024.
A agricultura registou um crescimento interanual de 1,0% no segundo trimestre de 2024, acumulando um ligeiro crescimento de 0,6% no final do primeiro semestre de 2024.
O resultado anual do trimestre foi explicado pelos maiores níveis estimados de produção de soja, trigo, arroz, cana-de-açúcar, algodão, feijão, canola e erva-mate. No entanto, a produção de milho apresentou declínio.
Contudo, o resultado negativo da geração de energia elétrica atenuou o desempenho favorável da atividade econômica.