Lançada licitação para garantir navegabilidade do Rio Paraná
Assunção, Agência IP.- Manter a navegabilidade do Rio Paraná é uma prioridade estratégica para o desenvolvimento econômico e logístico do Paraguai. Neste contexto, o Ministério de Obras Públicas lançou o concurso público nacional para dragagem de manutenção emergencial do Rio Paraná, no trecho que se estende de Yacyretá até a confluência com o Rio Paraguai.
O concurso, identificado como ID do Concurso n.º 449.119 – Aviso MOPC n.º 89/2024, visa garantir a continuidade e eficiência do tráfego fluvial nesta artéria vital para o comércio regional, com um investimento estimado em G. 79,7 mil milhões.
As empresas interessadas neste concurso poderão apresentar as suas propostas até segunda-feira, 21 de outubro de 2024, às 09h00, na Mesa de Entrada Única do edifício central do MOPC, situado na esquina Oliva Alberdi.
O projeto está dividido em três lotes estratégicos que abrangem diferentes trechos do rio, de La Patria a Vuelta Itatí, de Hay a Carpinchero e de Cancha Dorada a Naranjito.
Esta iniciativa visa não só melhorar a navegabilidade do rio, mas também otimizar os custos logísticos ao permitir que as embarcações operem em plena capacidade.
Os volumes de dragagem previstos são substanciais, com quantidades variando entre o mínimo de 342.857 m³ e o máximo de 632.143 m³, dependendo do lote. Estas obras de manutenção são cruciais para contrariar a sedimentação natural que pode criar bancos de areia, reduzindo a profundidade do rio e afectando o trânsito de embarcações de grande calado.
Período de execução da obra
O Ministério das Obras Públicas e Comunicações estabeleceu um prazo de execução de 26 meses para a conclusão destas obras críticas, que terá início após a notificação da ordem de início.
A flexibilidade é uma componente chave deste projecto, reconhecendo a natureza dinâmica do rio e a possibilidade de surgirem novos desafios durante o período de execução, observa a pasta ministerial.
A importância deste projeto transcende as fronteiras nacionais, uma vez que o Rio Paraná é uma via de transporte crucial para o comércio regional. A manutenção adequada de sua navegabilidade beneficiará os produtores e exportadores locais, fortalecendo a posição do Paraguai como ator-chave na logística fluvial sul-americana, indica ainda o Ministério de Obras Públicas.